Histórico

Obrigatoriedade de passaporte começa dia 23

Regra é válida para americanos em pequenas viagens internacionais via aérea

Os norte-americanos têm apenas duas semanas para retirarem seus passaportes caso tenham intenção de viajar para países vizinhos como Canadá e para ilhas do Caribe. A obrigatoriedade de apresentação documento vale a partir do dia 23 de janeiro, para todas as viagens internacionais. Antes os cidadãos norte-americanos apenas apresentavam ID em viagens para países circunvizinhos.
A nova regra vale também para crianças nascidas nos Estados Unidos, filhos de imigrantes, mesmo que tenham dupla cidadania.
O estado do Texas vem tendo um dos mais afetados com a nova regulamentação já que parte da população vive na fronteira com o México e cruza o país diariamente. Não há uma definição oficial sobre o trânsito desses cidadãos mas a primeira ordem é que o documento somente seja exigido em 2007 para viagens via aérea; nas viagens internacionais por via terrestre o documento será solicitado a partir de 2008. Milhares de mexico-americanos trabalham nos Estados Unidos e vivem no México, onde o custo de vida é mais baixo.
A grande demanda nos departamentos de emissão de passaporte já gerou uma fila de espera de dois meses. Pelo menos até fevereiro já há visitas marcadas.
A regulamentação tem criado pânico também n os imigrantes ilegais, que acreditam terem que apresentar o documento em viagens internas. O Departamento de Segurança Nacional reafirma que somente será exigido o documento para viagens externas; dentro do país não há expectativa de exigência do documento.
Para solicitar o passaporte o cidadão deve apresentar certidão de nascimento dos EUA ou certificado de naturalização, duas fotos para passaporte e pagar uma taxa de 97 dólares para adultos e 87 dólares para menores de 16 anos.
Outras informações sobre como e onde retirar o passaporte podem ser obtidas no site www.usimmigrationsupport.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo