Imigração Notícias

Oitenta e cinco brasileiros presos por dia na fronteira EUA-México

Brasil já é o quarto colocado no ranking dos países com cidadãos detidos na fronteira

Levantamento realizado pela Patrulha da Fronteira dos Estados revela que, entre 1º de outubro de 2004 e 30 de setembro deste ano (quando encerrou o ano fiscal americano), 85 brasileiros, em média, são detidos diariamente na tentativa de ingressar nos EUA

Ao todo, no período foram presos 31.070 cidadãos vindos dos Brasil sem documentação. O número é maior do que a soma de todos os brasileiros interceptados na fronteira dos EUA ao longo dos últimos cinco anos. De acordo com autoridades americanas, o ritmo de crescimento da migração nacional é o maior da atualidade, se comparado ao das demais nações “exportadoras” de pessoas ao país.

O Brasil ocupa hoje o quarto lugar no ranking de detenções na fronteira, atrás de México (cujo número não foi divulgado), Honduras (52.765) e El Salvador (39.305). No ano passado, o país era o quinto colocado, enquanto em 1999 ocupava a sétima posição, com apenas 488 presos. Entre 1999 e 2004, foram presos 21.404 brasileiros.

O crescimento acelerado do número de migrantes provenientes do Brasil nos Estados Unidos provocou, recentemente, a revogação do acordo que isentava os brasileiros de apresentarem visto para entrar no México. Reportagem do Boston Globe cita que o Brasil lidera em número de migrantes em Massachusetts: de cada cinco estrangeiros recém-chegados ao estado, um é brasileiro. Na cidade de Framingham, 33% dos estrangeiros residentes vêm do Brasil, confirma o jornal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo