Oliver Stone apresenta anúncio em favor de retirada do Iraque

0
527

Astro é John Bruhns, ex-sargento de infantaria que esteve no país em 2003

O cineasta Oliver Stone cumpriu na quinta-feira, 3, a sua promessa de criar um anúncio para a televisão americana defendendo a retirada das tropas americanas do Iraque.

Patrocinado por grupos ativistas como MoveOn.Org e VoteVets.Org, o anúncio de 30 segundos começou a ser exibido nesta quinta-feira. O som de fundo é a voz dos veteranos da guerra, pedindo o retorno das tropas que estão no Iraque.

O astro da campanha é John Bruhns, ex-sargento de infantaria que esteve no Iraque durante a invasão americana, em 2003. Ele afirma impassível diante da câmera que “manter soldados americanos no Iraque por um período indefinido, sob ataque de um inimigo que não se pode identificar, é errado, imoral e irresponsável”.

Stone também conta com a ajuda de um velho amigo, Ron Kovic, veterano do Vietnã e autor do livro que deu origem ao filme “Nascido em 4 de Julho”. Ele fala, fora da câmera, para pedir: “tragam os soldados para casa”.

Ao apresentar o projeto, Stone, de 60 anos, também um veterano de guerra, declarou que os Estados Unidos “precisam escutar” a voz de seus soldados. Na opinião do polêmico diretor, enquanto os líderes em Washington insistem que “é preciso apoiar as tropas, quem mais sofre com sua política são os soldados”.