ONGs podem ajudar a comunidade na compra da casa própria em Broward e Dade

0
642

Palestras ensinam a não cair em armadilhas na hora de pedir um empréstimo e mostra onde há bolsas de ajuda financeira

Joselina Reis

Comprar uma casa é o sonho de muita gente, mas o sonho pode virar pesadelo se a família não estiver preparada financeiramente para pagar o empréstimo. Depois da crise de 2008, que fez os números de foreclosures no país crescer drasticamente, sendo a Flórida um dos líderes no ranking de perdas de imóveis por falta de pagamento, as opções de bons negócios aumentaram e, com isso, a euforia de quem nunca teve uma casa própria.

No entanto, explica o conselheiro imobiliário, James Pineda, as famílias precisam ter cuidado para não cair em uma armadilha. “As pessoas precisam se educar sobre o sistema financeiro e só depois procurar uma casa para comprar”, alerta ele, que faz parte da ONG Neighborhood Housing Services of South Flórida (NHSSF).

A ONG oferece palestras gratuitas onde ensinam o caminho das pedras para os futuros proprietários de imóveis nos condados de Broward e Miami-Dade. Como a NHSSF, existem outras dezenas espalhadas pelo estado da Flórida oferecendo palestras, cursos básicos de educação financeiras, informações sobre onde procurar ajuda de custos para pagar o processo de compra (conhecido como closing costs) e até dinheiro para o pagamento da entrada (o down payment).

Pineda esclarece que tudo depende da cidade onde o futuro proprietário deseja morar e da renda familiar. Em algumas localidades, o governo municipal oferece até 20% do valor do imóvel em dinheiro como bolsa de ajuda financeira à família. “Tudo depende de uma série de fatores. A família inteira precisa se qualificar para o benefício”, adianta

ONGS CREDENCIADAS