Histórico

ONGs querem registrar eleitores imigrantes

Eleitores têm até o dia 9 de outubro para fazer o titulo de eleitor. A eleição americana acontece no dia 6 de novembro

Joselina Reis

O voto imigrante pode e vai ter grande impacto nas eleições de novembro nos Estados Unidos. Sabendo disso ONGs ligadas ao trabalhador imigrante estão agindo rápido para conseguir fazer o maior número possível de registros antes que o prazo se esgote. Imigrantes legalizados têm até o dia nove de outubro para fazer o título de eleitor americano. A decisão se o presidente Barack Obama continua ou Mitt Romney assume o salão oval acontece no dia seis de novembro.

O brasileiro Jonathan Rodrigues, da ONG Florida New Majority, lembra que só de braso-americanos estima-se que cerca de um mil poderiam se registrar para decidir as próximas eleições. Cada voto nosso, não importa o partido, cresce o nosso poder político e econômico em Broward e Palm Beach, enfatiza. O Cartório Eleitoral de Broward com apoio da ONG e da deputada Gwendolen Clarke-Reed vai estar no mall do feijão com Arroz neste sábado para fazer mais registros eleitorais.

Segundo os últimos dados do registro eleitoral da Florida, o Estado tem 2,1 milhões de imigrantes aptos a votar, destes, cerca de 1,5 milhão já estão registrados outros 600 mil ainda estão relutantes quanto à ideia. Outra ONG que está tentando convencê-los é a Florida Immigrant Coalition (FLIC) que quer conseguir pelo menos 3.500 desse montante já para o próximo pleito de novembro.

Kathy Bird, coordenadora da ONG Florida Immigrant Coalition (FLIC), não mede esforços em enumerar a importância do voto do imigrante. “Se o imigrante quer que sua voz seja ouvida, seus problemas resolvidos e fazer mudança para todos, ele deve votar, contabiliza.

Os voluntários da FLIC vão a eventos e lugares, como shopping Center e supermercados, tentando sensibilizar a comunidade, principalmente imigrantes, sobre a necessidade do voto. O alvo principal, este ano, revela Kathy Bird, é a comunidade haitiana, espana e brasileira nas cidades de Pompano Beach, Deerfield Beach e Hollywood.

Um dos parceiros da ONG na comunidade brasileira é o Centro Comunitário Brasileiro. O presidente do CCB, Urbano Santos, também faz questão de ressaltar a importância dos braso-americanos na próxima eleição, até mesmos dos indocumentados. Se você não pode votar, com certeza conhece alguém que pode e por isso não deixe de pedir ‘Vote por mim’ na próxima eleição, frisou.

A brasileira Gilka Santos é uma voluntária. Ela lembra que já bateu de porta em porta e se sente recompensada por ter conseguido mais de 200 novos eleitores em Broward. Um voto vale muito. Um voto pode decidir uma eleição, lembra.

Como fazer o título de eleitor

Pessoalmente

115 S. Andrews Avenue Sala 102
Fort Lauderdade – telephone 954-357-7050

Pela internet

www.browardsoe.org

Durante eventos

Outubro 6 – 11AM até às 2PM
Mall do Feijão com Arroz
Deerfield Beach
Documentos necessários
Comprovante de Identidade
Endereço completo
Ter acima de 18 anos
Comprovar ser cidadão americano

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo