Histórico

Ônibus espacial Atlantis pousa no Kennedy Space Center

Chegada da espaçonave marca o fim de uma era de pesquisas espaciais

O ônibus espacial Atlantis voltou à Terra na manhã desta quinta-feira trazendo seus quatro astronautas que deixaram o veículo às 7:15 da manhã. Eles foram os últimos dos viajantes do espaço num programa que realizou 135 missões.

“Obrigado Columbia, Challenger, Discovery, Endeavour e nossa nave Atlantis”, disse o comandante Chris Ferguson diretamente da cabine, saudando todos os ônibus espaciais, inclusive dois que se perderam.

No Johnson Space Center em Houston, a TV da NASA mostrou os funcionários aplaudindo, depois apertando as mãos e abraçando-se. Alguns deles desconectaram os headsets e fecharam os arquivos pela última vez. A voz do comentarista da NASA Rob Navias ecoou: “Um momento muito emocionante. Um momento muito histórico”.

O administrador da NASA, Charles Bolden, disse: “As coisas que fizemos nos prepararam para a exploração do futuro. Mas não quero falar sobre isto agora. Quero apena cumprimentar a equipe e saudar a volta deles para casa”.

Milhares de pessoas congestionaram as estradas e as vias de acesso do Keenedy Space Center no dia 8 de julho para ver a decolagem da última espaçonave deste programa. Depois da festa pelo retorno e das fotografias para a posteridade, fica a incerteza sobre o futuro da NASA e de muitos de seus funcionários. Porém, ninguém quer comentar sobre isto agora.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo