Mundo

ONU aprova acordo climático internacional para redução de emissões de gases

Signatários se comprometerão a adotar medidas que podem reduzir a quantidade de poluentes na atmosfera

Acordo climático assinado este ano na capital francesa vai entrar em vigor em 30 dias
Acordo climático assinado este ano na capital francesa vai entrar em vigor em 30 dias

DA REDAÇÃO – O emblemático acordo climático assinado este ano na capital francesa vai entrar em vigor em 30 dias, depois que foi alcançado o número de países signatários necessário para sua aprovação a ONU.

O acordo entra em vigor depois que os 55 países responsáveis por pelo menos 55% das emissões de gases poluentes o ratificaram. Outrs 62 países já haviam assinado o acordo, mas eles representavam apenas 52% da emissões.

O acordo de Paris compromete países ricos ou pobres a tomarem ações que reduzam o aumento progressivo constatado na temperatura do planeta, e que vem causando derretimento de geleiras, aumentando o nível do mar e e alterando a regularidade das precipitações de chuva e neve. Os signatários têm de apresentar planos nacionais com o objetivo de reduzir as emissões para que a razão de aumento na temperatura fique abaixo de dois graus centígrados.

Mesmo que os objetivos do acordo não sejam legalmente obrigatórios, o tratado requer que os países forneçam relatórios das emissões à ONU. Os países também devem seguir os planos, revisá-los periodicamente e buscar medidas para implementar os objetivos declarados.

A próxima conferência da ONU sobre o assunto será realizada no dia 7 de novembro, em Marrakech, no Marrocos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo