Histórico

ONU divulga lista dos 10 países mais felizes do mundo

Suíca, Islândia e Noruega encabeçam o ranking; Brasil e Estados Unidos ficam de for a da relação

DA REDAÇÃO (com CNN) – A alegria é uma das características mais citadas por estrangeiros quando se referem aos brasileiros, certo? Pode até ser (já que não temos nenhum estudo referente a isso), mas todo esse bom humor e energia que os gringos dizem ver em nós não garantiram ao Brasil um lugar na lista de países mais felizes do mundo, divulgada pela Organização das Nações Unidas no fim de abril.

De acordo com o terceiro World Happiness Report, habitantes dos países listados como os mais felizes do mundo tendem a viver mais, ter mais amigos, vivenciar situações de mais generosidade, possuír mais liberdade de escolhas, ganhar melhor e presenciar menos atos de corrupção.

Dessa forma, o ranking traz, encabeçando a relação, a Suíça. O pequeno país europeu roubou o posto de outra nação daquele continente nessa edição do ranking. A Dinamarca era, até o ano passado, o país mais feliz do mundo, e agora figura na terceira posição. Em segundo lugar, aparece a Islândia, também na Europa.

Ao ver os países do topo do ranking é fácil pensar que, por se tratarem de nações ricas, a felicidade esteja ligada a estabilidade financeira, mas para o professor de economia da Columbia University Jeffrey Sachs, não é bem assim.

“Não há um único fator que nos ligue à felicidade. Todos esses países vão bem em diversos aspectos. Ser um país rico é bom, mas é apenas uma pequena parte da história. A felicidade vem de uma sociedade confiável, com governos pouco corruptos e um povo generoso e que se ajuda. Esses sim são fatores importantes para a felicidade”, disse Sachs à CNN.

Veja abaixo lista completa:
Suíça
Islândia
Noruega
Dinamarca
Canadá
Finlândia
Holanda
Suécia
Nova Zelândia
Austrália

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo