Histórico

Onze de Setembro é marcado por homenagens aos mortos nos atentados de 2001

Presidente Obama participa de cerimônia em memória das mais de três mil pessoas que morreram no ataque

DA REDAÇÃO – Uma ferida que nunca irá cicatrizar no coração do povo americano. Há doze anos, os atentados às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 mudaram a história do mundo. Para lembrar a data e homenagear os cerca de três mil mortos no ataque, centenas de pessoas estiveram no Memorial do 11 de Setembro em Nova York, na manhã desta quarta-feira.

Foi feito um minuto de silêncio às 8h46, quando o primeiro avião se chocou com uma das torres, e outro às 9h03, quando o segundo avião bateu na outra torre, e depois foram lidos os nomes de cada um dos mortos naquele dia. A jovem Christina Aceto leu o nome de seu pai, Richard Anthony Aceto, e disse que sente falta de seu pai todos os dias.

O presidente Barack Obama fez um minuto de silêncio em frente a uma coroa de flores no Pentágono, prédio que também foi atingido por um avião naquela data, e fez um discurso para relembrar os ataques. “Este é um dia para lembrarmos da tragédia que ainda dói em nossos corações. Um dia para lembrarmos das quase três mil almas inocentes que tiveram suas vidas interrompidas. Pais que não tiveram a chance de verem seus filhos se formarem, avós que não viram seus netos crescerem e jovens que tiveram o futuro interrompido. Hoje vamos homenagear mais uma vez essas pessoas e suas famílias e que Deus abençoe a América”, disse o presidente em seu discurso no Pentágono.

Após os ataques ao World Trade Center, em Nova York, os EUA iniciaram uma guerra contra o terror, à procura dos responsáveis pelos atentados. Desde então, duas guerras foram iniciadas, no Afeganistão e no Iraque, atentados terroristas ocorreram em outros países e o líder da organização terrorista Al Qaeda, responsável pelo atentado, Osama Bin Laden, foi capturado e morto.

Novas torres

No lugar onde as torres caíram foi construído o Memorial do 11 do Setembro e onde ficavam as torres foram colocados dois enormes espelhos d’água, com os nomes dos mortos gravados em uma grande placa ao longo das piscinas. O Memorial é um dos pontos mais visitados hoje em Nova York. Duas novas torres de escritórios serão inauguradas no começo de 2014, na área onde ficavam as torres gêmeas derrubadas em 2001.

De boa parte da cidade já é possível avistar o espelhado One World Trade Center, de 541 metros de altura e 104 andares. Ao seu lado, o Four World Trade Center, com 298 metros e 72 andares, também cresce. O museu será dedicado aos mortos nos atentados de 2001 terá telas interativas e de multimídia, narrativas em áudio e vídeo e uma grande coleção de artefatos ligados às vítimas e ao World Trade Center.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo