Histórico

Opositores e partidários de Ahmadinejad protestam no Ir

Oposição fala em fraude e continua pedindo novas eleições no país dos aiatolás

Milhares de seguidores do líder opositor Mir Hossein Mousavi vêm protestando nas ruas de Teerã, apesar do conselho do ex-ministro para que permanecessem em casa. Em outro ponto da cidade, apoiadores de Ahmadinejad fizeram um protesto qualificado pelo aiatolá Ali Khomenei como uma passeata de “concentração pela unidade”.

Segundo os jornalistas iranianos que acompanharam os eventos, vários partidários de Mousavi desfilaram pacificamente pela avenida Valy-e Asr, principal via da cidade, em direção à praça de Vanak, no norte da capital. Quase em silêncio, levantavam os braços e faziam o sinal da vitória, enquanto carregavam cartazes brancos com o nome do candidato reformista que denunciou fraude nas eleições da última sexta-feira.

A manifestação, que não tinha sido autorizada, não pôde ser acompanhada pela imprensa internacional, pois o Ministério de Orientação e Guia Islâmica cancelou as permissões desses meios de comunicação para informar na rua e advertiu que não podem cobrir eventos que não tenham uma autorização especial.

Na última segunda-feira, Moussavi conseguiu convocar cerca de um milhão de pessoas na mesma região, concentração que acabou com sete pessoas mortas, dezenas de feridos e centenas de detidos pela intervenção das forças de segurança.

Manifestação pró-Ahmadinejad

Quase ao mesmo tempo, milhares de seguidores do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, acusado de fraude, protestaram no sul da cidade.

A emissora, controlada pelo líder supremo da Revolução, aiatolá Ali Khamenei, qualificou a passeata de “concentração pela unidade” e assegurou que do ato participaram milhares de pessoas procedentes “de todas as camadas da sociedade”.

No entanto, durante a transmissão televisiva apenas foram mostrados planos fechados, que não permitiam saber qual o real tamanho da concentração na praça de Valy-e Asr, situada no centro de Teerã e epicentro da manifestação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo