Histórico

Organização do Brazilian Day reconhece falhas e promete evento impecável em 2011

Foliões que compraram ingressos para camarote e área VIP receberão abadá de graça

Como todo grande evento, o Brazilian Day Miami apresentou problemas, que certamente não apagaram o brilho da iniciativa. Mesmo assim, os organizadores da maior festa brasileira no sul da Flórida decidiram divulgar um comunicado como forma de reconhecer as eventuais falhas e anunciar que providências estão sendo adotadas para que os problemas não se repitam na próxima edição. “O Brazilian Day Miami começou grande e com um futuro promissor. Estamos seguros de que o próximo será impecável”, garantiram, no comunicado, os representantes da Fundação Vamos Falar Português e Sunny Fest.

As principais queixas foram em relação à abertura das áreas VIP e camarotes para o público em geral, o que acabou causando desconforto para os convidados e para as pessoas que pagaram para ficar nestes pontos. No texto, que o AcheiUSA publica na íntegra, André Martins (VFP) e Debora Christina (Sunny Fest) relatam a sequencia dos acontecimentos naquele dia 18 de abril, que levou à invasão do espaço. Mas prometeram que quem pagou ingressos não será prejudicado: “Todos aqueles que compraram abadá em 2010, receberão gratuitamente o abadá de 2011”, diz a nota de esclarecimento. Veja abaixo:

Caros participantes do I° BDM (Mensagem dos produtores do evento)

Várias regiões dos Estados Unidos, como Miami, Boston, Los Angeles, San Diego, etc. foram consideradas para a realização do Brazilian Day. A Rede Globo escolheu Miami com base no histórico de eventos populares de sucesso produzidos pela Sunny Fest e na capacidade administrativa da Fundação Vamos Falar Português, aliada à grande comunidade brasileira residente no Sul da Flórida.
O Brazilian Day Miami começou grande e com um futuro promissor! 

Apesar da forte chuva, o público compareceu em peso. Os hotéis de Downtown estavam lotados com turistas. Não houve qualquer grave incidente registrado pela polícia, o que é muito importante na avaliação da Cidade de Miami no apoio para os próximos anos.

A grande maioria dos participantes se divertiu durante o BDM, mesmo sob chuva.  

Mas em eventos dessa magnitude é normal haver reclamações. Algumas são infundadas e baseadas em sentimentos que não merecem a nossa atenção. Porém, outras têm fundamento e estão sendo avaliadas individualmente pela produção do BDM. Todos aqueles que nos escreveram ou ligaram registrando suas queixas (na sua grande maioria em relação à realocação da área VIP) estão sendo respondidos diretamente pela produção do BDM.

Daí estarmos publicando essa mensagem na intenção de reconhecer o descontentamento de algumas pessoas em função da decisão de realocar a área VIP e, de maior importância, explicar a sequência de fatos que forçaram essa decisão. Mais ainda, honrar a nossa oferta em relação ao BDM 2011: Todos aqueles que compraram abadá em 2010, receberão gratuitamente o abadá de 2011.

Vamos aos fatos:

Chuva: Por causa da chuva forte, mas intermitente, durante os dias que antecederam o evento boa parte da estrutura do show ficou com a programação atrasada, desde o palco, que só ficou pronto na madrugada de sábado para domingo, passando pela cobertura de uma parte dos camarotes, que só ficou pronta na manhã de domingo, funcionários que não vieram trabalhar no dia do evento, etc. Sendo o mais grave o momento em que, ao redor de 1 hora da tarde, a empresa contratada para fornecer energia para todo o evento comunicou que, por ameaça de raios e relâmpagos, todos os geradores de energia teriam de ser desligados naquele momento. Certamente, esse foi o fator que mais contribuiu na decisão da realocação da área VIP, pois naquele momento a ideia era antecipar o show da Cláudia Leitte na expectativa de que pudéssemos ao menos oferecer ao público o show principal, antes que a energia fosse cortada e o evento, consequentemente, cancelado.

Aspecto técnico/artístico: A chuva fez com que várias pessoas da área VIP não comparecessem ao evento. Tínhamos um espaço projetado para 500 pessoas em frente ao palco que, naquele momento, não tinha sequer 100 participantes. Todo artista gosta de ter o público perto do palco. Com a área VIP vazia como estava, era sabido que não haveria essa possibilidade e, além disso, prejudicaria a filmagem e a transmissão do evento.

Barricadas: A idéia inicial era abrir as barricadas para que, no máximo, 300 pessoas entrassem na área VIP. A partir dali, seria reavaliada a realocação e permitiríamos (ou não) mais pessoas, em grupos de 20 até que julgássemos ser suficiente.  Em determinado momento, a segurança do evento, mesmo com o apoio da polícia, não conseguia conter a invasão desenfreada da área VIP.

Conseqüência: Fazer essa realocação de emergência durante a chuva forte trouxe insatisfações para alguns participantes das áreas VIP e camarotes. Toda a infraestrutura de atendimento de catering aos camarotes foi comprometida em função da superlotação da área restrita aos convidados dos camarotes. Mesmo diante de tanta adversidade, mais de 3,000 latas de refrigerantes e água, mais de 300 kilos de frutas, mais de 2,000 embalagens de biscoitos e 1,500 cachorros-quentes foram distribuídos aos convidados e não-convidados. A empresa de catering não teve culpa nenhuma pela inviabilização dos serviços dentro dos camarotes.

Para a Produção do BDM, o mais importante é que essas pessoas que tiveram uma má experiência no evento saibam que levamos muito a sério essas reclamações e estamos seguros de que o próximo BDM será impecável. Não baseados em otimismo, mas na nossa capacidade de reconhecer nossas próprias falhas, reagrupar e executar.

Se o mundo não foi feito em 1 dia, tampouco será o BDM. Temos que celebrar os acertos e consertar os erros, sempre com seriedade e com compromisso junto a nossa comunidade.
 
Todos aqueles que compraram abadá em 2010, receberão gratuitamente o abadá de 2011.
 
Entre as medidas preventivas e corretivas que estão sendo analisadas para 2011:
1 – Mudar data do evento para um período com menos probabilidade de chuvas;
2 – Mudar o evento do Bayfront Park para o Bicentenial Park;
3 – Reformulação da área VIP e Camarote;
 
Para encerrar, gostaríamos de agradecer ao público em geral que compareceu ao BDM, aos patrocinadores, funcionários e colaboradores. O BDM começou muito forte e vai ficar mais forte ainda com o apoio de todos vocês”.
 
Por favor, encaminhem suas opiniões para debora@braziliandaymiami.info ou andre@vamosfalarportugues.org. Faremos o possível para retornar seus emails o mais rápido possível.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo