Histórico

Os chineses, coreanos e japoneses no Brasil

Povos parecidos, mas bastante diferentes

Dr. Joel Stewart

Entre os demais povos que imigraram ao Brasil estão os chineses. Os brasileiros não entendem muito bem quem é japonês, chinês ou coreano, mas são povos totalmente diferentes, como espanhóis, portugueses, brasileiros, argentinos, embora todos estes sejam descendentes da península Ibéria.

Os idiomas do Japão, China e Coreia são diferentes, e os alfabetos diferenciados da maneira seguinte: Os coreanos usam letras como brasileiros e americanos para representar sons, mas os chineses e japoneses usam o sistema de imagens, diferentes mas vinculados após muitos séculos.

Há uma grande concorrência entres os três povos. Historicamente houve muitas guerras e momentos de dificuldade, quando cada um destes países queria dominar os outros. Hoje em dia a guerra é mais econômica do que militar.

Um colega coreano disse que muitos coreanos moram no Brasil, e também na Argentina, Peru e Guatemala, onde mexem com confecção de roupa ou mercadorias. Os japoneses são bem integrados na cultura do Brasil, pois há muitos anos que se casam e moram no território do Brasil. Penso que a comunidade de chineses, muito grande na China, ainda não chegou até ser tão grande no Brasil como a comunidade dos japoneses, mas no futuro os chineses estarão chegando!

Do ponto de vista cultural, são totalmente diferentes, e na época moderna, seria aconselhável começar entender com que você está falando, seja, com coreano, chinês ou japonês. Recentemente um banqueiro me ligou e falou que enviaria uma família japonesa para se encontrar comigo, e quando chegaram, não reparei imediatamente que eram chineses. Só depois de conversar sobre alguns restaurantes autênticos japoneses em Miami, e de meu amigo Sergio que trabalha como cozinheiro de comida japonesa no restaurante Sushi Chef USA, Coral Way, Miami, cheguei até entender que estava falando com chineses e não com japoneses.

Mesmo assim, fui perdoado, e ainda fiquei muito satisfeito em conhecer estas pessoas, pois são maravilhosas, todos chineses já abrasileirados, falando português fluentemente, e um deles casado com chinesa mas o outro casado com brasileira.

Como todos os três países têm influência forte no Brasil, o futuro depende em grande parte de aumentar o nível de amizade e mudança de cultura com estes três países e de começar entender a diferença entre pratos como chop suey (chinês), churrasco coreano e sushi!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo