Cinema/TV

Oscar convida brasileiros para comitê que escolhe indicados

Decisão torna Academia mais diversa e vem após edição de 2016 ser criticada por ausência de negros entre concorrentes; brasileira Anna Muylaert, diretora do longa “Que Horas Ela Volta?” foi convidada

Anna Muylaert
Anna Muylaert

DA REDAÇÃO (com G1) – Um Oscar mais plural, com atores negros e filmes que fogem dos padrões tradicionais de Hollywood sendo indicados aos prêmios, pode estar vindo aí. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela cerimonia mais importante do cinema mundial, convidou um número recorde de 683 membros a fazer parte do comitê que escolhe quem concorre a um Oscar. O anunciou foi feito na semana passada e mostra um desejo de renovação por parte da Academia. A lista inclui a diretora Anna Muylaert, de “Que Horas Ela Volta?” e outros brasileiros.

Entre os convidados, 46% são mulheres e 41% não são brancos. A Academia tem sido alvo de críticas por falta de diversidade. O Oscar 2016, por exemplo, foi fortemente criticado pela ausência de atores negros em suas principais categorias. 

Segundo a revista “The Hollywood Reporter”, antes dos convites, os 6.261 membros que votavam no Oscar eram 76% homens e 93% brancos.

Além de Anna Muylaert, entre os brasileiros estão Alê Abreu, diretor de “O Menino e o Mundo”, Lula Carvalho (diretor de fotografia), Pedro Kos e Affonso Gonçalves (montadores), Antonio Pinto e Marcelo Zarvos (compositores), Rodrigo Teixeira (produtor), e Renato dos Anjos (chefe de animação), Vera Blasi (roteirista) e Rodolfo Damaggio (designer).

O número de convidados a cada ano vem crescendo para evitar as críticas, mas o aumento deste ano foi maior. Tradicionalmente, eram menos de 200 convites por ano. Após começar a tentativa de renovação, foram 276 convidados em 2013, 271 em 2014 e 322 em 2015.

Entre os brasileiros que já haviam sido convidados para a Academia em anos anteriores estão a atriz Sonia Braga, os diretores José Padilha, Walter Salles, Hector Babenco e Bruno Barreto, o músico Sérgio Mendes e o documentarista João Moreira Salles.

Data da cerimônia

A festa do Oscar 2017 acontecerá no dia 26 de fevereiro, um domingo.

A votação dos 6.200 membros da Academia para os nomeados ao maior prêmio da indústria cinematográfica acontecerá entre os dias 5 e 13 de janeiro.

Os indicados serão revelados no dia 24 de janeiro. O tradicional almoço dos escolhidos para concorrer ao Oscar acontecerá no dia 6 de fevereiro, enquanto a votação final ocorrerá entre os dias 13 e 21 de fevereiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo