Histórico

Oscar Schmidt quer vencer câncer

Craque submeteu-se à cirurgia para retirada de tumor cerebral no dia 30 de abril em São Paulo

Oscar

Enquanto luta contra um câncer no cérebro, Oscar Schmidt tenta seguir sua vida normalmente. Esta semana, o Mão-Santa retomou suas atividades de palestrante em evento na FAAP, em São Paulo, depois de ter cancelado cinco outros compromissos por conta do tratamento. Ao final, concedeu entrevista informal aos jornalistas que o aguardavam do lado de fora da instituição. Demonstrando bom humor, respondeu a todas as perguntas.

“Meu alto astral eu não vou perder nunca. Obviamente, é uma coisa muito grave, mas eu vou fazer o tratamento e espero sair dessa”, afirmou o ex-atleta, que disse sentir enjoo em função da radioterapia são cinco sessões semanais, além do tratamento quimioterápico.

Oscar Schmidt está otimista e tem se dirigido diariamente ao Hospital Albert Einstein para se submeter às sessões de radioterapia na tentativa de afastar os riscos de uma recidiva de um câncer no cérebro. As informações foram prestadas pelo neurocirurgião Marcos de Queiroz Teles Gomes, que o operou no dia 30 de abril, no Hospital Sírio Libanês.

Gomes operara Oscar em maio de 2011. “Na ocasião, Oscar tinha um tumor maligno, mas de baixa malignidade, que foi operado. Desde então, continuamos acompanhando por meio de exames de imagem. Em abril, notamos que havia aumentado, e então resolvemos fazer outra cirurgia. Em 2011, o nódulo era de grau dois. Os tumores de cérebro têm quatro graus. O grau quatro é extremamente agressivo. O nódulo mais recente tem grau três. Algumas áreas são de grau dois, outras, de três, mas classificamos segundo o grau mais elevado”.

A indisposição, porém, não impede Oscar de seguir realizando suas palestras. “A vida é cheia de desafios, venci desafios a vida toda e esse é só mais um. Vou fazer o que tem que fazer, desde que me deixem a fala, que eu vivo dela, e minha sobriedade.”

Ele deve vir para os Estados Unidos em setembro deste ano para participar da cerimônia que o colocará no Hall of Fame dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo