Antonio Tozzi Esportes

Palmeiras e São Paulo praticamente se classificaram para a próxima fase da Copa do Brasil

O colombiano Richard Rios marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
O colombiano Richard Rios marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Os dois rivais paulistanos foram as equipes que se deram melhor na rodada de abertura das oitavas de final da Copa do Brasil. O Verdão derrotou o Fortaleza por 3 a 0 na capital paulista e agora pode perder por até dois gols de diferença que se classificará para a próxima fase. Já o São Paulo, que enfrentou o Sport Club do Recife na Ilha do Retiro, derrotou o time local por 2 a 0 e receberá o time pernambucano no Morumbi daqui a duas semanas, com a vantagem de perder por até um gol de diferença que se classificará para a fase seguinte da competição.

Verdão vence bem no Allianz Parque

No duelo dos únicos invictos do Brasileirão, o Palmeiras abriu o confronto contra o Fortaleza pelas oitavas de final da Copa do Brasil com boa vantagem: 3 a 0. Na quarta-feira (17), no Allianz Parque, em São Paulo, o time de Abel Ferreira se aproveitou de dois gols marcados no início do confronto, por Raphael Veiga e Bruno Tabata, para encaminhar o triunfo, que foi confirmado na segunda etapa com gol de Richard Ríos para delírio de 32.254 torcedores, que proporcionaram a renda de R$ 2.791.492,43 . O Tricolor de Juan Vojvoda, que não era derrotado desde 29 de março, reclamou da marcação do pênalti a favor do Verdão no começo da partida e agora terá bastante trabalho para o jogo de volta que vale uma vaga nas quartas de final.  

No sábado (20), o Palmeiras entra em campo para enfrentar o Santos na Vila Belmiro pela 7ª rodada do Brasileirão, enquanto o Fortaleza enfrentará o América-MG no mesmo dia em Belo Horizonte.

Tricolor paulista derrota Sport Club do Recife fora de casa

O técnico Dorival Júnior vem dando uma nova cara ao São Paulo, que estava em crise. Novamente, sua participação foi fundamentalo, porque os gols de Luciano e Marcos Paulo, acionados aos 21 minutos do segundo tempo, foram responsáveis pelo fim de uma invencibilidade de um ano e três meses do Sport na Ilha do Retiro (e 100% de aproveitamento na temporada) com uma viitória por 2 a 0. Com o resultado, o Tricolor larga com boa vantagem no confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Porém, antes da partida de volta da Copa do Brasil, as duas equipes têm compromissos já no próximo final de semana pelo Campeonato Brasileiro. No sábado (20), pela 7ª rodada da Série A, o São Paulo recebe o Vasco, no Morumbi. O Sport, também no sábado, recebe o Botafogo-SP, na Ilha do Retiro, pela 7ª rodada da Série B.

Galo canta alto no Mineirão

Paulinho foi autor dos dois gols na vitória do Galo sobre o Timão (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Paulinho foi autor dos dois gols na vitória do Galo sobre o Timão (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

O atacante Paulinho foi decisivo e garantiu a vitória do Atlético-MG sobre o Corinthians por 2 a 0, na noite da quarta-feira (17), no Mineirão, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Galo dominou, jogou quase toda a partida no ataque e se impôs sobre um Corinthians que pouco apresentou. Depois de um primeiro tempo sem muitas chances, o Galo contou com Paulinho, autor dos dois gols, para construir o triunfo em casa, diante de um público de 48.112 torcedores, com renda de R$ 1.954.935,25.

O Galo volta a campo no sábado (20) contra o Coritiba, na capital paranaense, pela 7ª rodada do Brasileirão e o Timão tem outro confronto difícil pela frente no domingo (21): Flamengo, no Maracanã no domingo (21). 

Furacão mostra reação mais uma vez

Fernandinho marcou o gol da vitória do Athletico sobre o Botafogo carioca (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
Fernandinho marcou o gol da vitória do Athletico sobre o Botafogo carioca (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

Derrotar o Athletico-PR na Arena da Baixada cada vez mais parece ser uma missão fácil. Depois de reagir no Atletiba quando perdia o clássico para o Coritiba por 2 a 1 e o Furacão marcou dois gols no final da partida para derrotar seu grande rival por 3 a 2. 

Novamente o caldeirão ferveu e o Athletico saiu na frente em duelo com o Botafogo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com um segundo tempo avassalador, o Furacão virou o placar para 3 a 2 após sair atrás no primeiro tempo. Tiquinho Soares e Luis Henrique deixaram o Glorioso em vantagem no intervalo, mas Vitor Roque, Vitor Bueno e Fernandinho deram a vitória aos paranaenses.

Com o resultado, o Athletico-PR joga pelo empate para avançar às quartas de final no próximo dia 31 de maio, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Agora, as atenções estão voltadas para o Brasileirão, no qual o Botafogo defende a liderança em clássico com o Fluminense, no sábado (20), em casa, enquanto o Furacão visita o Bragantino nos mesmos dia e horário pela sétima rodada.

Empate entre os papões da Copa do Brasil

Grêmio e Cruzeiro protagonizaram um belo espetáculo na noite da quarta-feira (17), na Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida foi disputada, intensa, bem jogada e com dois golaços. Bruno Rodrigues, aos oito minutos do primeiro tempo, acertou o ângulo de Gabriel Grando. Luis Suárez, aos 33 da etapa final, mandou de trivela na gaveta de Rafael Cabral. Mesmo fora de casa, os mineiros dominaram boa parte do jogo. A decisão da vaga ficou para Belo Horizonte.

A partida de volta está marcada para o dia 31 de maio, quarta-feira, no Mineirão. Antes, o Grêmio volta a campo no domingo (21), na Arena, contra o Internacional. O Cruzeiro, por sua vez, joga na segunda-feira 22, contra o Cuiabá, no Independência.

América-MG derrota Internacional com dois gols de pênalti

Com má campanha no Brasileirão, o Coelho larga na frente na Copa do Brasil (Foto: Mourão Panda/América-MG)
Com má campanha no Brasileirão, o Coelho larga na frente na Copa do Brasil (Foto: Mourão Panda/América-MG)

O jogo entre América-MG e Internacional caminhava para um empate sem graça. Porém, dois pênaltis marcados nos instantes finais deram a vitória ao Coelho por 2 a 0, no Independência. O Colorado chegou a balançar as redes adversárias na etapa final. No entanto, o gol foi anulado, com o auxílio do VAR. Alan Patrick levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais, o América só conseguiu aproveitar no fim da partida, quando teve o primeiro pênalti a favor. Aloísio bateu e abriu o placar. Pouco depois, nova penalidade máxima para o Coelho. Depois de muitos protestos, Bustos acabou expulso no lance. Aloísio cobrou e marcou o segundo dele no jogo, fechando o placar.

No sábado (20), o Coelho receberá o Fortaleza pelo Brasileirão, enquanto o Internacional tem o clássico com o Grêmio no clássico regional pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro

Ninguém marca gol na Vila Belmiro

Santos perdeu a chance de vencer em casa e vai decidir a vaga em Salvador (Foto: Raul Barretta/Santos FC)
Santos perdeu a chance de vencer em casa e vai decidir a vaga em Salvador (Foto: Raul Barretta/Santos FC)

Em um jogo que teve gol anulado do menino Deivid Washington, Santos e Bahia empataram por 0 a 0 na noite da quarta-feira (17), na Vila Belmiro, pela partida de dia das oitavas de final da Copa do Brasil. Na etapa inicial, o placar não foi alterado graças às defesas milagrosas de João Paulo, do Peixe. Mas no segundo tempo, o zero prevaleceu porque os adversários pouco fizeram com a bola, e Marcos Felipe, goleiro do Tricolor, fez linda defesa nos acréscimos. Está tudo aberto para o jogo de volta, em Salvador. Mas na Vila, a torcida do Peixe vaiou.

No sábado (20), o Bahia receberá o Goiás na Fonte Nova, enquanto o Santos fará o clássico com o Palmeiras no mesmo dia. As duas partidas são válidas pela 7ª rodada do Brasileirão.

Fluminense e Flamengo ficaram no zero a zero

Mesmo dominando a partida, o Mengão não conseguiu furar a retranca do Fluminense (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Mesmo dominando a partida, o Mengão não conseguiu furar a retranca do Fluminense (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Revivendo a decisão do Cariocão 203, Fluminense e Flamengo empataram sem gols no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, mas saem com perspectivas diferentes do Maracanã, no único jogo da terça-feira (16). O time de Sampaoli esteve mais inteiro durante a partida e viu uma oportunidade com a expulsão de Felipe Melo aos seis minutos do segundo tempo. No entanto, os jogadores do Tricolor fizeram valer o apelido de “guerreiros” para suportar a pressão rubro-negra e sair do jogo sem sofrer gols. A decisão ficou para o final de maio no mesmo Maracanã.

Os dois times voltam a campo no final de semana. No sábado (20), o Fluminense, 3º colocado do Brasieirão, enfrentará o líder Botafogo, no clássico carioca, enquanto o Flamengo receberá o combalido Corinthians no domingo (21) no Maracanã.


Manchester City goleia Real Madrid e vai à final da Champions League com a Internazionale

O português Bernardo Silva marcou dois gols na goleada do Manchester City sobre o Real Madrid (Foto: Manchester City FC)
O português Bernardo Silva marcou dois gols na goleada do Manchester City sobre o Real Madrid (Foto: Manchester City FC)

A goleada do Manchester City de 4 a 0 (dois gols de Bernardo Silva, Akanji e Alvarez) sobre o Real Madrid, atual campeão da Champions League, sepultou definitivamente a teoria de que “camisa ganha jogo”. Faz tempo que o time inglês, comandado por Pep Guardiola, está perseguindo o título da Champions League – o título interclubes mais cobiçado do mundo.

Já no ano passado, o Real Madrid chegou ao título depois de vencer três séries nas quais jogou menos, mas garantiu os resultados positivos graças às ótimas atuações do goleiro Thibau Courtois contra o PSG, Chelsea e o próprio Manchester City. 

Depois do empate em 1 a 1 na capital espanhola, os Citizens destruíram o poderoso Real Madrid, com um jogo implacável. Nem mesmo outra boa atuação de Courtois foi suficiente para evitar a goleada. O único consolo foi ter impedido um gol de Haaland, o artilheiro do torneio, com 12 gols.

Para atingir o objetivo maior, no entanto, terá de superar a Internazionale de Milão, que eliminou o Milan, seu grande rival da cidade do norte da Itália, com duas vitórias: 2 a 0 e 1 a 0. A Inter é valente e pode surpreender o Manchester City, mas até mesmo os italianos sabem que eles desempenharão o papel de zebra.


Miami Heat vence Boston Celtics por 123 a 116 e abre 1 a 0 na final da Conferência Leste

Jimmy Butler brilha e comanda a vitória do Miami, com grande atuação de Adebayo também (Foto: Heat Nation)
Jimmy Butler brilha e comanda a vitória do Miami, com grande atuação de Adebayo também (Foto: Heat Nation)

Muitos observadores de basquete apostavam que a série do segundo turno de Boston contra o Philadelphia 76ers foi a verdadeira final da Conferência Leste. Porém, faltou combinar com o Miami Heat. O oitavo cabeça-de-chave entrou em Boston na quarta-feira (17) e venceu o jogo 1 contra o Celtics com uma vitória impressionante por 123 a 116.

Como seria de esperar, Jimmy Butler abriu caminho para o Miami com 35 pontos, retomando exatamente de onde parou contra o Boston depois de marcar 82 pontos em seus dois últimos jogos contra eles nas finais da Conferência Leste do ano passado. Quanto à superestrela de Boston? Jayson Tatum teve um primeiro tempo estelar, mas seu segundo tempo foi uma das histórias da noite. Ele virou a bola três vezes sem fazer uma cesta de campo no quarto período, quando o ataque do Boston no final do jogo implodiu.

O Heat empurrou o Celtics para sete jogos há um ano. Eles os venceram nas finais da Conferência Leste em 2020. Desconsidere recordes e expectativas. O Heat está aqui para ficar e, se o Celtics não se recuperar rapidamente, será a última vítima da pós-temporada de Miami.

Como fã de basquete e torcedor do Miami Heat não posso deixar de manifestar minha (agradável) surpresa. Depois de sofrer com lesões na temporada regular, o time comandado por Eric Spoeltra está dando a volta por cima nos playoffs da Conferência Leste da NBA.

Na temporada regular, terminou em 7º lugar na Conferência Leste e teve de disputar os playins com Atlanta Hawk (para quem perdeu) e com Chicago Bulls (que garantiu a última posição). Após ter batido o Milwaukee Bucks, time que fez a melhor campanha temporada regular, na série de quartas de final, o time do sul da Flórida eliminou o New York Knicks na semifinal, e agora está encarando o Boston Celtics na final. Vale lembrar que em todas séries o Miami Heat era (é) apontado como zebra.

Na Conferência Oeste, quem abriu vantagem foi o Denver Nuggets, do fenomenal Nikola Jokic, que soube segurar a vantagem e abriu 1 a 0 na vitória sobre o Los Angeles Lakers, de LeBron James e Anthony Davis.

Essa semana também houve o sorteio para determinar a ordem dos times que vão escolher os principais jogadores no Draft de 2023, que será realizado em junho. O San Antonio Spurs ganhou o direito de ser o primeiro clube a escolher seu craque. A grande aposta deste Draft é o jovem Victor Wembanyama, o jovem francês de 7”3 (2m21), que desponta como um futuro astro da NBA na posição de center.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo