Histórico

Pan começa hoje

Festa de abertura será assistida por 95 mil pessoas no Maracanã. Cauê é o mascote dos Jogos

Apesar dos problemas de última hora, como a ameaça de greve dos policiais federais e dos operários encarregados da montagem do palco, começa hoje, às 5 pm (horário de Brasília), a maior festa do esporte do continente. Os Jogos Pan-americanos vão reunir mais de cinco mil atletas de 42 países na luta pela conquista de medalhas, na 15ª edição do evento. O maracanã vai sediar a cerimônia de abertura do Pan do Brasil diante de um público estimado em 95 mil pessoas.

O Pan é a chance de o Brasil mostrar que tem condições de organizar eventos de grande porte e, com isso, ganhar pontos na dura tarefa de levar para o país a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Com relação às chances de medalhas, especialistas apontam que os brasileiros têm boas condições de obter pelo menos 65 ouros, o que representa um recorde para a delegação nesta competição.

Algumas modalidades – como o futebol e o handebol feminino – já começaram a ser disputadas, mas a festa de abertura é sempre o momento mais marcante dos Jogos. A cerimônia deve durar cerca de duas horas, ao som de músicas brasileiras, como ‘Brasileirinho’ e ‘Cidade Maravilhosa’, e com a apresentação de ritmistas, bailarinos e cantores. Os ex-atletas brasileiros Robson Caetano (Atletismo) e Virna (Vôlei) estão encarregados do hasteamento da bandeira nacional. O momento mais emocionante da tarde/noite será a chegada da tocha pan-americana e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente ao ato. O evento será transmitido para mais de 50 países, inclusive para os Estados Unidos, onde os canais de televisão brasileiros (Globo, Record e Band) prometem mostrar todos os detalhes da festa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo