Histórico

Papa cria tribunal para julgar bispos envolvidos em pedofilia

Reforma é importante por mostrar o compromisso de Francisco na luta contra a pedofilia; bispos serão julgados se falharam em tomar medidas que preveniriam abusos

Papa cria tribunal para julgar bispos envolvidos em pedofilia

DA REDAÇÃO (com France Presse) – O Papa Francisco autorizou o julgamento por “abuso de poder” de bispos que eventualmente acobertaram padres denunciados por abuso sexual de menores, informou o Vaticano na quarta-feira (10). Os casos serão julgados por um novo tribunal, uma seção judiciária que estará a cargo de uma sessão da Congregação para a Doutrina da Fé, o braço do Vaticano para doutrinamento, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Segundo ele, os bispos poderão ser julgados se falharam em tomar medidas que preveniriam os atos de abuso.

A partir de agora, a congregação para a Doutrina da Fé será a responsável por julgar os bispos em relação ao delito de “abuso de poder episcopal”.

Esta é uma reforma importante para mostrar o compromisso de Francisco na luta contra a pedofilia de religiosos. Ele criou no ano passado uma comissão, formada por 17 pessoas de várias nacionalidades e vários laicos, incluindo representantes das vítimas, para lutar contra a ocultação de abusos, uma prática corrente nas últimas décadas dentro da Igreja Católica.

Parte dos trabalhos da comissão é ajudar as dioceses a colocar em prática ações para prevenir o abuso e trabalhar com as vítimas no processo de superação dos traumas. Oito membros são mulheres.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo