Histórico

Papa fala do Brasil e alerta para ‘riscos da democracia’

Bento 16 elogiou os progressos democráticos na América Latina

O papa Bento 16 disse que é preciso “alertar contra os riscos de que o exercício da democracia se transforme na ditadura do relativismo, propondo modelos antropológicos incompatíveis com a natureza e a dignidade do homem”.
O comentário foi feito em discurso nesta segunda-feira no trecho em que o papa falava das eleições que ocorreram no ano passado em países da América Latina, como no Brasil.

Falando a 175 embaixadores de países que mantêm relações diplomáticas com o Vaticano, Bento 16 afirmou que a democracia deve “promover o desenvolvimento, respeitando todas os componentes da sociedade”.

O papa não forneceu detalhes sobre os modelos antropológicos que considera incompatíveis com a natureza e a dignidade do homem.

“Casamento entre homem e mulher”

Em outro trecho de seu discurso, porém, ao falar sobre a situação na África, Bento 16 se disse preocupado com as ameaças à familia “fundada no casamento entre homem e mulher”.

“Desenvolvem-se ameaças contra a estrutura natural da familia, fundada no casamento entre homem e mulher. E tentativas de relativizá-la, dando-lhe o mesmo estatuto de formas de união radicalmente diferentes. Tudo isso constitui uma ofensa à familia e contribui a desestabilizá-la, violando sua especificidade e papel social único”, afirmou Bento 16.

Ainda sobre América Latina, Bento 16 elogiou “progressos” ocorridos na região nos últimos anos.

“A melhora de alguns índices econômicos, o compromisso na luta contra o tráfico de drogas e a corrupção, os processos distintos de integração, os esforços para melhorar o acesso a educação, combater o desemprego e reduzir as desigualdades na distribuição de renda são índices que devem ser destacados com satisfação”, disse ele.

Para o papa “se estes processos se consolidarem, poderão contribuir de maneira determinante para vencer a pobreza que aflige vários setores da população e aumentar a estabilidade institucional”.

Visita ao Brasil

O papa fez ainda um apelo para que exista uma maior integração internacional com Cuba.

“Deixem que Cuba se abra para o mundo e deixem que o mundo se abra para Cuba.”

Em seu discurso aos diplomatas, Bento 16 também confirmou oficialmente a proxima viagem ao Brasil.

“A visita apostólica que farei no próximo mês de maio ao Brasil me dará a oportunidade de olhar para este grande país, que me aguarda com alegria, e para a América Latina e o Caribe”, disse ele em um discurso feito para diplomatas no Vaticano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo