Comunidade

Parasita que invade o cérebro é encontrado na Flórida

Verme é encontrado nas fezes de ratos e caracóis; autoridades de saúde pedem que moradores fiquem atentos

Um parasita que pode causar meningite em humanos e levar à morte foi encontrado em alguns condados da Flórida. Pesquisadores da Universidade da Flórida encontraram o verme nas fezes de ratos e caracóis nos condados de Alachua, Leon, St Johns, Orange e Hillsborough.

De acordo com o jornal Gainesville Sun, as pesquisas nestes animais começaram a ser feitas desde que o parasita foi encontrado em um orangotango em Miami, em 2012. Outro primata morreu por causa do mesmo verme em 2003 na cidade.

Acredita-se que esse verme tenha chegado à Flórida em containers e plantas vindos de outros países. Mais de 2.8 mil casos desse parasita foram detectados ao redor do mundo, mas os médicos acreditam que nem sempre o diagnóstico é feito de forma correta. Nenhum humano foi infectado na Flórida.

Os sintomas são dor de cabeça, pescoço enrijecido, febre, vômitos, náuseas e paralisia facial.

“O parasita está na Flórida e isso precisa ser levado a sério. A realidade é que ele deve estar presente em outras regiões do Estado, muito mais do que possamos imaginar. A habilidade que esse verme tem de se manter vivo em um clima temperado é alarmante”, disse a professora da UF, Heather Stockdale Warren.

O relatório mostra que 23% dos ratos e 16% dos caracóis estavam contaminados com o parasita. Agentes de saúde pedem para que a população redobre os cuidados com caracóis e ratos que podem estar presentes em seus quintais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version