Histórico

Parlamentares aumentam os próprios salários

Rendimento mensal, fora benefícios, passa de 26 mil reais a partir de 2011

O Congresso aprovou o projeto de lei que garante o aumento do salário dos próprios deputados e senadores para 26,7 mil reais. A medida vai elevar o salário dos parlamentares em 61,8%, enquanto que a inflação desde o último reajuste foi inferior a 20%.

Os salários do presidente, vice-presidente da República e dos ministros de Estado também serão majorados e passam a valer para a próxima gestão. O PSOL foi o único partido a manifestar posição contrária à proposta e defender o reajuste inflacionário.

O curioso é que a proposta entrou em pauta na Plenária antes mesmo que uma comissão específica divulgasse sua análise a respeito das implicações do projeto. Apenas com o aumento dos congressistas, a previsão é de um efeito cascata de aproximadamente R$ 1,8 bilhão.

Presente pela primeira na vida no Congresso, o deputado federal mais votado do Brasil nas últimas eleições, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, disse que chegou à Casa “em um bom dia”. “Dei sorte. O aumento é bacana”, disse o futuro parlamentar, que toma posse em janeiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo