Histórico

Parlamentares dos EUA pedem flexibilização do embargo contra Cuba

O parlamentar democrata Bill Delahunt e seu colega republicano Ray LaHood apresentaram nesta quarta-feira ao Congresso dos Estados Unidos um projeto de lei para flexibilizar o embargo contra Cuba, em troca da suspensão das restrições impostas às viagens dos cubano-americanos.

“Esta lei permitirá aos cidadãos americanos e aos residentes permanentes com família em Cuba viajarem quando quiserem, sem precisar de uma autorização do governo americano”, afirmou Delahunt.

Se for aprovada, a lei permitirá aos cubanos residentes nos Estados Unidos “enviar, sem limite, remessas às suas famílias”, acrescentou o parlamentar, que dirigiu a delegação de dez deputados americanos que viajou a Havana em dezembro.

“Há muitos governos com os quais não concordamos, mas permitimos que as pessoas se preocupem com suas famílias”, disse LaHood.

“Não creio que seja uma boa política impor restrições a um país que se encontra a 150 km das nossas costas”, acrescentou o republicano.

O secretário americano do Comércio, o cubano-americano Carlos Gutierrez, rejeitou a proposta. “Temos que nos concentrar no fato de que as mudanças têm de ser feitas lá, e não aqui”, sustentou. “É lá que tem que haver liberdade, democracia e liberdade de expressão. Portanto, as mudanças têm de começar em Cuba”, acrescentou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo