Histórico

Parque da Disney é acusado de maltratar animais após morte de elefante

O parque Animal Kingdom, um dos quatro que compõem o complexo Walt Disney World, é um dos piores zoológicos do mundo para elefantes. Quem alega isso é um grupo de defensores de animais intitulado In Defense of Animals. A associação baseada na Califórnia elencou o parque na décima posição de uma lista elaborada com os piores zoos do mundo.

O que motivou a posição do Animal Kingdom na indesejável lista foi a morte de uma elefanta grávida, que foi transferida do parque, localizado em Orlando, para um santuário animal na cidade de Fellsmere, também na Flórida. O incidente aconteceu em julho do ano passado.

O caso envolvendo a elefanta grávida não foi a única morte de elefantes que saíram do parque da Disney. Um elefante de 10 anos de idade também morreu durante uma transferência feita entre o Animal Kingdom e um santuário animal. Batizado de Tufani, o paquiderme nao resistiu a uma infecção por salmonela. os dois animais mortos faziam parte de um grupo de quatro elefantes transferidos durante 2013.

Segundo uma fonte do National Elephant Center ouvida pelo jornal Sun Sentinel os elefantes foram transferidos pela Disney devido a problemas de relacionamento dentro da manada. O macho Tufani, por exemplo, vinha sendo hostilizado pela fêmeas do parque. Além disso, a fonte afirmou que a Disney precisava de mais espaço no parque, já que receberia outras espécies de animais.

‘Irresponsabilidade’
Nenhum destes motivos, contudo, justica o procedimento, acredita a associação In Defense of Animals. Em texto divulgado à imprensa, a organização afirma que zoológicos “geralmente não mudam elefantes grávidas de local porque sabem do estresse causado pela transferência dos animais e de suas potenciais complicações”. “Ainda assim”, continua o comunicado, “o Animal Kingdom embarcou a fêmea grávida, que seus veterinários sabiam ser portadora de um problema hormonal, num caminhão rumo a um santuário animal”. “Isso mostra como o parque realiza transferências de forma irresponsável e pouco preocupada com os efeitos físicos, psicológicos e sociais que podem ocorrer nos elefantes”, diz o texto.

Essa não é a primeira vez que o parque da Disney figura na lista elaborada pela In Defense of Animals – em 2007 o Animal Kingdom também foi considerado um dos piores zoos do mundo para elefantes.

Outros zoológicos que constam da famigerada lista em 2014 são o Natural Bridge Zoo, na Virgínia; o San Antonio Zoo, no Texas; e o Six Flags Discovery Kingdom, na Califórnia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo