Espetáculo

Parque no Kentucky constrói Arca de Noé de $100 milhões

Embarcação é a principal atração do parque temático religioso Ark Encounter, localizado na cidade americana de Williamstown; arca retrata Bíblia de forma errada, dizem críticos 

A arca construída no parque Ark Encounter, no Kentucky
A arca construída no parque Ark Encounter, no Kentucky

DA REDAÇÃO (com BBC) – A construção chama a atenção por suas medidas e tem tudo para ser um dos principais pontos turísticos do Estado de Kentucky. Com 300 côvados de comprimento, 50 de largura e 20 de altura – as unidades de medida arcaicas sugeridas pelo Antigo Testamento -, uma Arca de Noé acaba de ser inaugurada na cidade americana de Williamstown, após anos de controvérsia.

A embarcação é o carro-chefe do parque temático religioso Ark Encounter, aberto ao público na quinta-feira (7). Sua construção, que levou seis anos, informa a BBC, custou US$ 100 milhões. As obras foram financiadas por doações privadas.

A arca demandou quase 8 mil metros cúbicos de madeira e suas medidas (desta vez no sistema métrico) são 155m x 26m x 15m —dimensões que, segundo a Bíblia, foram as exigidas por Deus quando ordenou a Noé a construção da embarcação usada para preservar as espécies animais durante o Dilúvio.

No interior, há três pisos explicando a história contada no Gênesis. Há 100 modelos de animais, incluindo uma polêmica participação de dinossauros.

Não há qualquer referência no primeiro livro da Bíblia à presença de criaturas pré-históricas na arca, até porque, segundo a ciência, estes animais foram extintos mais de 150 milhões de anos antes do surgimento do primeiro ancestral humano. Porém, os idealizadores do parque incluíram os dinossauros como parte de sua defesa da teoria de que Deus criou todos os seres vivos.

Apesar de o Ark Encounter se apresentar como um parque temático  “verde”, com consciência ambiental, a quantidade de madeira usada na construção da arca despertou críticas. Os 153 metros de comprimento da arca ocupam mais que um campo de futebol americano. Outra crítica ao projeto é relacionada ao design da arca, considerado moderno demais.

A Answers in Genesis, empresa por trás do projeto, disse à BBC que espera receber 16 mil visitantes por dia. “Em um mundo cada vez mais laico e tendencioso, é hora de nós cristãos fazermos algo”, disse Ken Ham, fundador da empresa, durante a abertura do parque.

Os ingressos para visitar o local (1 Ark Encounter Dr, Williamstown, KY 41097) custam $40 para adultos e $28 para crianças.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo