Histórico

Passaporte pode ser renovado via Correio

Documentos devem ser enviados ao Consulado. É fundamental que o solicitante esteja quite com a Justiça Eleitoral brasileira

DA REDAÇÃO

O Consulado-Geral do Brasil em Miami informa a todos brasileiros maiores de 18 anos que o passaporte pode ser renovado via Correio. O que muda é a validade do documento que é de três anos quando o procedimento não é feito pessoalmente. Para renovar o passaporte dessa forma, é importante o solicitante seguir algumas instruções.

Preencha o formulário online disponível no site ( http://miami.itamaraty.gov.br) e imprima o “Recibo de entrega de requerimento” (gerado quando você termina o preenchimento do formulário). Tire uma foto colorida tamanho 2 x 2 polegadas (“inches”), de fundo branco. Na foto o solicitante deve estar de frente, sério, sem óculos e sem chapéu. Essa foto deve ser recente e deve estar em alta qualidade. Separe toda a documentação que você deverá enviar para o Consulado. Esses documentos devem ser originais ou cópias autenticadas por cartório brasileiro/repartição consular.

É necessário um documento de identidade com foto, o passaporte vencido, documento que comprove a nacionalidade (certidão de nascimento ou casamento), comprovação de que o solicitante está em dia com o serviço eleitoral (título de eleitor e comprovantes de votação e justificativa das últimas eleições) ou certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do TSE (www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral). Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar o comprovante de quitação com as obrigações militares. Pessoas casadas ou divorciadas devem trazer a certidão de casamento brasileira.

Leve todos os documentos ao USPS (United States Post Service – USPS – Correio americano) e adquira um “Money Order” de $80.00 que é a taxa para aquisição do passaporte, um envelope pré-selado do USPS Priority Mail Express (para devolução do seu novo passaporte e documentos). O Consulado alerta que somente serão aceitas “money orders” com data de emissão menor que um mês da data do recebimento do passaporte no Consulado.

O novo passaporte, por ter sido emitido via Correio, terá validade de três anos, o prazo para envio do novo passaporte é de 15 dias úteis. O Consulado não se responsabiliza por perda, extravio ou atraso de documentação remetida por correio.

Os passaportes emitidos e não retirados no prazo de 120 dias serão cancelados e destruídos.

O Consulado não emite ou entrega passaportes de titulares que estejam fora dos EUA e não tem convênios ou acordos com agências ou despachantes de documentos. Portanto, não é necessário usar intermediários para obter serviços consulares, em pessoa ou pelo correio.

O formulário de pedido de passaporte, por ser um formulário eletrônico, só pode ser preenchido “online”.

Serviço
Consulado-Geral do Brasil em Miami
3150 SW 38th Avenue – andar térreo, Miami, FL, 33146
Tel: (305) 285-6200
Fax: (305) 285-6229

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo