Histórico

Paulo Gualano vai botar seu bloco na rua mais uma vez

Escola de samba Unidos da Flórida traz para os EUA a tradição do Carnaval

Ana Paula de Melo Franco
Especial para o AcheiUSA

Carnaval
Passistas fantasiadas animam o público de todas as nacionalidades e idades

Trinta e cinco percussionistas, tambores, tamborins, cuícas, pandeiros e, claro, belas mulatas de biquíni e adereços fazem da já tradicional escola de samba Unidos da Florida referência no Sul deste estado quando o assunto é o Carnaval brasileiro. Criada em 1993 pelo músico Paulo Gualano, a escola de samba já foi convidada para tocar no Jap?o e Coreia durante os amistosos da Seleç?o Brasileira durante a Copa do Mundo. Além dos músicos, 15 mulatas e 16 destaques compõem a escola de samba.

Segundo Paulo Gualano, a ideia de criar uma escola de samba surgiu quando ele notou que em Miami havia uma grande variedade de festivais e sempre sentia falta de uma representação brasileira à altura. “A partir daí surgiu a ideia de montar uma bateria afinada, acoplada e profissional. O sonho foi realizado e estamos há tantos anos juntos”, comemora. Gualano é capixaba, cresceu em Brasília e vive nos EUA desde os 14 anos. Além dos shows de samba, ele promove apresentações de capoeira, frevo, lambada, entre outros.

Paulo comenta que é gratificante ver os “gringos” envolvidos com o samba. “É indescritível a sensação quando entramos em cena e os estrangeiros n?o sabem se olham, se fotografam ou se entram no samba também O mais interessante é a euforia de quererem fotografar com as belas mulatas ao final das apresentações”, descreve. Paulo já produziu grandes bailes em Miami, mas hoje se aposentou e se apresenta em shows privados e, eventualmente, em locais abertos ao público. No próximo dia 22 de fevereiro a Unidos da Florida vai animar um baile de Carnaval em Orlando.

Os ensaios da bateria são realizados domingo sim, domingo n?o, no Boteco Miami e s?o realizados shows em festas e bailes particulares. Para outras informações visite o site http://aboutshow.net.

Miami também tem Carnaval

Se quando fevereiro chega sua vontade de estar no Brasil para curtir o Carnaval aumenta, em Miami você pode matar um pouco a saudade e encontrar algumas opções para celebrar a Folia do Momo.

O Boteco Brazilian Point (916NE 79th , Miami, FL – www.botecomiami.com), por exemplo, terá atrações diversas durante o Carnaval que começa na semana que vem. Entre elas, bateria de escola de samba, DJs tocando samba e músicas carnavalescas, banda ao vivo, além da tradicional caipirinha e da comida brasileira.

Segundo a gerente do Boteco, Vivian Viana, a ideia é proporcionar aos brasileiros que estão na Florida muita diversão, samba no pé e trazer um pouco do Carnaval brasileiro para cá.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo