Negócios

Pedidos de cidadania portuguesa feitos por brasileiros sobem 141%

De acordo com Ministério da Justiça do país europeu, o número de solicitações passou de 24 mil para 58 mil nos últimos dez anos

Brasileiros estão pedindo ajuda para sair de Portugal FOTO Istoé
Brasileiros são maioria de estrangeiros em Portugal

As solicitações de cidadania portuguesa feitas por brasileiros aumentaram mais de 140% nos últimos dez anos. Entre 2010 e 2020, o número de pedidos saltou de 24 mil para 58 mil, segundo o Ministério da Justiça português.

Desde 2017, quando a comunidade brasileira em Portugal voltou a crescer, os pedidos aumentaram numa quantidade de três mil a oito mil por ano.

Em 2020, ano que as fronteiras foram fechadas devido à pandemia, o governo português receber 14 mil pedidos a mais que em 2019.

Segundo informações do jornal O Globo, é possível que o aumento de pedidos seja mais significativo. Os dados de 2021 ainda estão em aberto, mas cerca de 56 mil solicitações foram aprovadas até abril: a maior parte feita por brasileiros.

Um processo de atribuição de cidadania por naturalização, que pode ser solicitado após cinco anos de residência legal em Portugal, leva em média um ano e meio. Mas há queixas de que a espera tem sido maior.

O Ministério da Justiça recebe os pedidos e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) emite o parecer positivo. Em 2020, o SEF recebeu 64,3 mil pedidos de pareceres no geral. Deu positivo a 63,4, sendo 20,8 mil para brasileiros. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo