Histórico

Pelé exalta os mil dias da abertura da Copa

Edson Arantes do Nascimento é o embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014

No dia 16 de setembro de 2011, ficaram faltando exatamente 1000 dias para o início da Copa do Mundo FIFA 2014. Nessa oportunidade, diversas cidades-sede organizarão eventos comemorativos para marcar a data e o Governo Federal lançou seu Segundo Balanço de Ações, bem como sua página na internet, relacionados ao evento. Aqui, o Consulado Geral do Brasil em Miami divulgou a nota.

Faltam 1000 dias para a Copa do Mundo FIFA 2014

Não é de hoje que o Brasil encanta quem o conhece. As belezas naturais, a biodiversidade e a cultura, a criatividade e a alegria contagiante do povo brasileiro sempre marcaram aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o meu país.

A 1000 dias da Copa do Mundo FIFA 2014, tenho motivos para acreditar que, além dessas qualidades, que sempre nos caracterizaram, outros atributos, como a competência, a seriedade, a inovação, a transparência, a sustentabilidade, a diversidade e a democracia contribuirão para que os que venham ao Brasil se encantem ainda mais com ele.

Nossa economia, hoje a 7ª do mundo, é diversificada, inovadora e combina crescimento, estabilidade, sustentabilidade e inclusão social. Na última década, de maneira impressionante, mais de 40 milhões de pessoas ascenderam para a classe média, finalmente majoritária no país. Esse cotexto contribui para quedas significativas em índices de criminalidade em cidades brasileiras, de modo que estamos cada vez mais aptos a garantir a segurança de nossa população e dos turistas que nos visitam.

A evolução também é sensível no campo da infraestrutura. Não serão apenas estádios, que, ao que parece, serão entregues de acordo com o cronograma estabelecido, mas, também, a ampliação e a modernização de portos, aeroportos e de equipamentos urbanos incluindo legados importantes nas áreas de transporte, turismo, comunicações e energia. Todas as informações, obras e investimentos relacionados à Copa podem ser acompanhados, em tempo real, pela Internet, o que ficará ainda mais fácil após o lançamento, hoje, do site oficial da Copa pelo Governo Federal (www.copa2014.gov.br). A mídia e a sociedade estão atentas a cada detalhe. Esse e outros mecanismos de transparência, de monitoramento e de controle têm servido para inibir e identificar, com eficácia, potenciais desvios, enriquecendo, com isso, a própria democracia brasileira.

O brasileiro se orgulha de ser fruto de uma mistura de etnias, religiões, origens e cores. Somos uma nação em que todos inclusive turistas-, se sentem em casa. Temos a convicção de que a nossa força e a nossa criatividade, em todas as áreas, até no futebol, se origina dessa diversidade, dessa mistura. É justamente por isso que acredito que a democracia fincou raízes profundas no Brasil.

Claro que ainda há muito por fazer. Claro, também, que persistem problemas antigos, e que novos problemas surgem para nos desafiar. O que me deixa otimista é que o Brasil está cada vez mais apto para lidar com eles. Penso, nesse sentido, que a Copa do Mundo FIFA 2014 vem ao Brasil no momento certo, como uma grande oportunidade para o nosso povo mostrar ao mundo que sabemos fazer bonito não apenas no esporte.

Pelé é o embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014. Em sua carreira como jogador de futebol, dentre outros feitos, foi tricampeão mundial pela seleção brasileira (1958, 1962 e 1970), marcou 1282 gols e colecionou diversos prêmios, dentre os quais o de Atleta do Século (pelo Comitê Olímpico Internacional, em 1999) e de Jogador de Futebol do Século (pela FIFA, em 2000).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo