Artes Plásticas

Pérez Art Museum Miami recebe exibição de futebol e temas sociais

Artistas de todo mundo, inclusive do Brasil, têm obras na exposição

Quadros de Pelé, de autoria de Vik Muniz, estão expostos no PAMM
Quadros de Pelé, de autoria de Vik Muniz, estão expostos no PAMM

DA REDAÇÃO – O futebol, uma linguagem universal que todos entendem, é o tema de uma exposição que pode ser vista no Pérez Art Museum Miami (PAMM), no centro da cidade.

“The World’s Game: Fútbol and Contemporary Art” aproveita o momento em que o mundo volta suas atenções para a maior competição esportiva entre seleções do planeta para destacar o esporte mais acompanhado pelos fãs.

A mostra já está aberta ao público no PAMM e permanecerá em cartaz até 2 de setembro. Lá, pode-se ver obras de mais de 50 artistas que compartilham suas visões pessoais e interconectadas em relação ao jogo. A exposição cobre vários aspectos do futebol, mas também envolve conscientemente temas sociais e políticos ou representa uma humanidade comum construída em torno do esporte.

Dessa forma, o futebol é a ponte entre o cotidiano de uma sociedade passada ou presente e o entretenimento em um campo com todo seu drama.

“Esta exibição é para todos. Os artistas usam objetos populares na conversa do futebol e assim podem discutir vários temas: políticos, econômicos, sociais”, explicou a curadora assistente do museu Jennifer Inacio. “É uma mostra que cativa um público bem amplo e muito apropriada agora que se aproxima a Copa Mundial”.

A exposição apresenta uma variedade de plataformas: pintura, escultura, fotografia e vídeo e tem como objetivo criar uma experiência na qual o espectador usa o jogo universal para interagir com as obras de artistas contemporâneos de todo mundo.

“O tema futebol tem sido abordado universalmente por artistas contemporâneos durante muito tempo. Muitos deles se relacionam com o jogo como uma forma de conexão comum entre pessoas de todo o mundo, uma conexão que é excepcionalmente evidente aqui no sul da Flórida, onde a paixão generalizada pelo futebol é palpável”, analisa o diretor do PAMM Franklin Sirmans. “Esta exposição destaca a intersecção da cultura popular e as belas artes e apresenta a arte do jogo tanto como o jogo da arte”.

Algumas obras fazem referência direta à vibrante essência do espetáculo do futebol, enquanto outras exploram como o esporte atua como uma plataforma para envolver-se em conversas sobre nacionalismo e globalismo.

Jogado regularmente por mais de 240 milhões de pessoas em mais de 200 países, o futebol é considerado o esporte mais popular do mundo.

Com esta mostra, PAMM busca apresentar as muitas formas de arte conectadas e inspiradas pelo jogo de futebol, no qual as questões sociais, culturais e políticas de identidade, nacionalismo, globalismo e espetáculo jogam visualmente.

O leque geográfico representado na exposição do PAMM reflete o alcance global do esporte, com artistas provenientes do Brasil, Argentina, Gana, Itália e México, além de vários artistas radicados em Miami. Entre eles destacam-se: Andy Warhol, Vik Muniz, María Lassnig, Kehinde Wiley, Miguel Calderón, Robin Rhode, Taryn Simon, Quisqueya Henríquez, Antoni Muntadas, Melanie Smith e Hank Willis Thomas.

“Esta exibição está usando o futebol para comunicar a política, a história e outros diferentes temas”, enfatiza Maritza Lacayo, outra curadora assistente do PAMM. “O futebol é um idioma universal e serve para comunicar uma história. É um idioma que todo mundo pode entender porque todo mundo conhece futebol”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo