Histórico

PF desmonta quadrilha no Aeroporto de Cumbica

Agentes prenderam 32 pessoas por tráfico de drogas, entre elas policiais civis e funcionários de companhias aéreas

Depois de mais de dois anos de investigações, a Polícia Federal desbaratou uma quadrilha que traficava drogas pelo Aeroporto de Cumbica. Quatro policiais civis, dez funcionários de empresas aéreas, uma auditora da Receita Federal e pelo menos um da Infraero foram presos durante a Operação Carga Pesada. A maioria das prisões foi feita em São Paulo, mas também há pessoas da quadrilha em outras cidades.

A quadrilha conseguia colocar malas cheias de drogas nos aviões sem passar pelo sistema de segurança do Aeroporto de Cumbica. As malas não passavam pelo sistema de raio x e eram colocadas direto nos carrinhos que levam as bagagens para os aviões. Os líderes da quadrilha, segundo a PF, são nigerianos. Outras duas pessoas foram detidas em Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso do Sul, os integrantes aliciavam pessoas para transportar a droga e servir de ‘mulas’ no esquema de tráfico internacional.

As investigações tiveram início em 2007 e no decorrer do processo investigatório foram presas 26 pessoas, entre elas, servidores públicos e policiais, tendo sido apreendidos mais de 540 Kg de cocaína no Brasil e no Exterior. A quadrilha possuía uma ampla rede de influência nos aeroportos, principalmente no Aeroporto de Cumbica, onde obtinha facilidades no envio do entorpecente para países da África e Europa, especialmente Inglaterra, Holanda, Portugal e África do Sul.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo