Histórico

Pianista brasileiro se destaca em apresentação nos EUA

Com apenas 25 anos, Fábio Martino está prestes a concluir doutorado em música na Alemanha

Ele tem apenas 25 anos e uma bagagem invejável quando o assunto é música clássica. Fábio Martino, natural de São Paulo, mora hoje na Alemanha onde está concluindo o doutorado em música. No domingo 12 de janeiro, ele emocionou a plateia do Aventura Arts & Cultural Center durante o Miami International Piano Festival. O jovem pianista apresentou obras de Liszt, Schumman, Haydn e Prokofieff. No próximo domingo (19), ele se apresenta no festival de música clássica “Raising Stars”, em Kalamazoo, Michigan.

“O concerto em Miami foi especial. A casa estava lotada e o público presente era muito calmo, atencioso e parou para apreciar cada peça”, comenta Martino que está se preparando para uma agenda intensa de apresentações este ano.

Vencedor de prêmios no Brasil e pelo mundo, Fábio Martino, conta que sua paixão pelo piano começou aos cinco anos. “Na minha casa tinha piano e via minha avó ensinar para minha irmã. Minha mãe me colocou numa aula particular e nunca mais parei”, disse. Hoje sua irmã é médica e a mãe professora. Ele foi o único da família que seguiu carreira e é hoje motivo de orgulho para os familiares e amigos que moram em São Paulo.

Em 1997, ainda um menino, Fábio frequentava a tradicional Fundação Magda Tagliaferro, de São Paulo. Era aluno do professor Armando Fava Filho, que ele afirma ter dado a ele uma formação muito sólida e que o acompanhou até 2008, inclusive nas ocasiões em que o estudante se exibiu com algumas das principais orquestras sinfônicas do país – a Brasileira (OSB), a do Estado de São Paulo (Osesp) e a da Universidade de São Paulo (Osusp). Em 2002, aos 14 anos, o jovem deu o primeiro passo rumo à carreira no exterior: venceu o Grande Concurso de Piano da fundação. Ganhou como prêmio uma bolsa de estudos de dois meses numa instituição germânica, a Universidade de Música de Karlsruhe a pianistas. Ele está há seis anos na Alemanha, onde fez mestrado e está prestes a concluir o doutorado em música.

Pelo mundo

A agenda do pianista para este ano inclui apresentações, além de nos Estados Unidos, em um cruzeiro que vai de Cingapura a Hong Kong e concertos pela Europa e no Brasil.

“Em abril, toco em Ribeirão Preto com a Orquestra Sinfônica da cidade. Em maio na Alemanha e em setembro tenho três grandes apresentações no Brasil, na Sala São Paulo com a principal orquestra sinfônica brasileira e dois recitais solo”. Para conhecer mais sobre o trabalho de Fábio Martino veja seu seu vídeo no youtube www.youtube.com/watch?v=0XDWo7gVDoY.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo