PIB do Brasil no 1º trimestre fica em 8º em ranking com 32 países

Crescimento de 1% da economia brasileira ficou acima da média e foi melhor que o de países como Estados Unidos, França e Japão, que registraram retração nos 3 primeiros meses do ano

0
333
Economia brasileira cresce 1% no primeiro trimestre, segundo o IBGE (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Economia brasileira cresce 1% no primeiro trimestre, segundo o IBGE (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O desempenho do Produto Interno Bruno (PIB) no 1º trimestre ocupa o 8º lugar dentro de um ranking com 32 países, segundo levantamento elaborado pela agência de classificação de risco Austing Rating. A lista traz os resultados das principais economias do mundo.

A economia brasileira cresceu 1% no 1º trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo divulgou na quinta-feira (2) o IBGE. Foi o terceiro resultado positivo seguido e o maior avanço desde o 1° trimestre do ano passado (1,1%).

No ranking, o Brasil dividiu a 8ª posição com o México, e a Colômbia, que também registraram crescimento de 1% no 1º trimestre. No topo da lista aparece o Peru (2%), seguido por Filipinas (1,9%) e Canadá (1,6%).

Entre os emergentes, China (1,3%%), Turquia (1,2%) e Tailândia (1,2%) também tiveram desempenho melhor que o do Brasil.

O PIB do Brasil ficou acima também da média dos países analisados (0,3%) e de países como Estados Unidos, França e Japão, que registraram retração nos 3 primeiros meses do ano.

Apesar do bom desempenho do Brasil no começo de 2022, a Austin Rating projeta um avanço de apenas 0,7% do PIB do país no ano, abaixo da média dos países da amostra (3,2%), por causa dos impactos da inflação persistente, dos juros em alta e da piora do cenário internacional, com temores de forte desaceleração na China e nos Estados Unidos. Com informações do G1.