Histórico

Pintura dada como desaparecida é achada graças a filme infantil

Um quadro assinado pelo pintor húngaro Bereny e dado como perdido há mais de 80 anos teve seu paradeiro identificado graças a um filme infantil. Segundo a agência de notícias AFP, a obra foi vista por acaso sendo usada como enfeite no cenário do filme Stuart Little e acabou sendo arrematada por $ 285 mil em um leilão realizado em dezembro em Budapeste.

Pintada por Robert Bereny (1888-1953), um dos mestres da vanguarda húngara do entre-guerras, a tela Mulher Adormecida com Vaso Preto era dada como perdida desde os anos 1920.

O quadro foi reconhecido por acaso, em 2009, por um especialista do Museu Nacional da Hungria, Gergely Barki, enquanto ele assistia ao filme Stuart Little, rodado em 1999. Barki ficou surpreso ao ver a tela — que ele só conhecia através de uma foto antiga em preto e branco datando de 1928 — pregada em uma parede durante uma cena do filme.

Após longa investigação, ficou provado que a tela havia sido comprada por um valor irrisório pela cenógrafa do filme num antiquário de Pasadena, Califórnia. Segundo o especialista, é possível que o quadro tenha sido comprado no pré-guerra por um colecionador judeu que teria ido para os Estados Unidos fugindo da ameaça nazista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo