Imigração Notícias

Plano de DeSantis de enviar imigrantes para Delaware está suspenso por enquanto

O governador da Flórida está retardando o início do programa enquanto avalia a pressão recebida pelo Texas

O governador Ron DeSantis comentou a decisão de colocar imigrantes indocumentados em um ônibus e enviá-los para fora da Flórida, e seu governo destinou $12 milhões para este programa (Foto: breitbart.com)
O governador Ron DeSantis comentou a decisão de colocar imigrantes indocumentados em um ônibus e enviá-los para fora da Flórida, e seu governo destinou $12 milhões para este programa (Foto: breitbart.com)

O governador Ron DeSantis comentou a decisão de colocar imigrantes indocumentados em um ônibus e enviá-los para fora da Flórida, e seu governo destinou $12 milhões para este programa.

Mas o governador republicano disse na terça-feira (23) que um programa similar adotado pelo Texas está recebendo muita pressão por parte dos opositores. “Acredito que, por causa do que foi feito pelo Texas, estamos sendo bastante pressionados”, disse aos repórteres em entrevista realizada em Tallahassee na manhã da terça-feira (23).

Texas está enviando ônibus de imigrantes para Washinton, D.C. e New York desde abril, como parte de um programa chamado “Operation Lone Star”, lançado em contraposição às políticas imigratórias adotadas pelo presidente Joe Biden.

O programa do Texas é voluntário para os imigrantes que apresentam documentação comprovando terem sido processados e liberados pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), e o estado paga pelas despesas de viagem.

Mais de 7,000 imigrantes foram enviados para Washington desde abril e outros 900 para New York desde 5 de agosto, segundo informou o governador do Texas Greg Abbott na semana passada.

Na Flórida, DeSantis estava considerando fazer algo similar. Ele solicitou ao Legislativo estadual, controlado pelos republicanos, a liberação de $8 milhões para um programa que permitisse ao estado contratar empresas de transporte particulares para levar as pessoas a outras partes do país. Especificamente, ele citou Delaware, estado de Biden.

O Legislativo concordou com a ideia de incluir $12 milhões no orçamento estadual para o atual ano fiscal, que começou em 1º de julho.

O Departamento de Transporte da Flórida, que supervisiona o progama, disse em abril deste ano que, assim que o orçamento foi assinado, o órgão estadual “imediatamente está autorizado para contratar as empresas particulares”.

Mas o programa tem de iniciar e o órgão estadual informou na segunda-feira (22) não ter informações sobre quando o programa será implementado.

DeSantis sugeriu na terça-feira que o motivo pelo qual o programa do Texas está influenciando em sua decisão consiste no número de imigrantes vindos para a Flórida, embora não tenha especificado qual seria este total.

Taryn Fenske, sua diretora de Comunicações, acrescentou que o governo está tentando administrar melhor quantos imigrantes estão sendo trazidos para a Flórida pelo governo federal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo