Histórico

Polícia acha 81 imigrantes em caminhão abandonado nos EUA

Grupo está preso em fundo falso sofrendo com calor de 35 graus e desidratação

Estado de S. Paulo
A polícia mexicana encontrou 81 imigrantes ilegais trancados dentro de um caminhão abandonado perto da fronteira americana.

Os imigrantes vindos de El Salvador, Honduras e Guatemala, estavam presos debaixo de um piso falso coberto com plantas decorativas havia dois dias e enfrentavam um calor de 35º C sem quase nenhuma água ou comida.

Todos os integrantes do grupo, que incluía nove crianças, estavam em estado grave de desidratação e cobertos de urina. De acordo com as autoridades locais, eles têm sorte de estarem vivos.

O caminhão foi encontrado no norte do México, no estado de Nuevo Leon, bem próximo a um posto de fronteira militar.

De acordo com o correspondente da BBC Will Grant, não está claro por que a operação de tráfico humano foi abandonada, mas é possível que o motorista tenha ficado com medo de seguir em frente.

Uma porta-voz do governo local disse à BBC que os imigrantes teriam pagado até US$ 6 mil (o equivalente a R$ 11 mil) para fazer a viagem para os Estados Unidos.

O episódio acontece dias depois que 289 imigrantes ilegais foram encontrados dentro de um caminhão no sul do México, durante uma checagem de rotina nas estradas de Chiapas.

Milhares de imigrantes ilegais passam pelo México todos os anos tentando chegar aos Estados Unidos e ficam expostos ao tratamento desumano imposto pelas gangues que se oferecem para fazer o trajeto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo