Histórico

Polícia assumirá controle de cidade dos EUA após quatro noites de violência

Caos foi instalado após o assassinato de um jovem negro por um policial em Ferguson, Missouri

DA REDAÇÃO COM BBC

O assassinato do adolescente negro Michael Brown na cidade de Ferguson (MO), no último dia 9 de agosto, tem provocado uma verdadeira guerra urbana. O problema é tanto que o governador do estado de Missouri anunciou na noite de quinta-feira (14) que a polícia do estado irá assumir o controle de segurança da cidade. Nas últimas quatro noites, a polícia local entrou em confronto com manifestantes revoltados com o assassinato do jovem adolescente.
Diante dos confrontos, o governador Jay Nixon anunciou que a polícia estadual iria intervir. O presidente Barack Obama pediu à polícia para não usar “força excessiva”. Segundo o governo, as cenas dos distúrbios dos últimos dias se assemelhavam a uma “zona de guerra”. Dezenas de lojas foram quebradas, mais de 30 pessoas presas desde domingo (10) e dois policiais ficaram feridos. O início do ano letivo, marcado para a segunda-feira (11), foi adiado na cidade de 21 mil habitantes.
“Nós teremos que recuperar a confiança”, disse o governador. O capital da polícia do Estado de Missouri Ron Johnson chefiará o policiamento, disse Nixon.
Tensão
A tensão em Ferguson foi provocada pela morte de Michael Brown, de 18 anos, ocorrida na tarde de sábado, por um policial. Os detalhes sobre o incidente foram contestados pela polícia, mas testemunhas disseram que o adolescente estava desarmado e com os braços erguidos quando foi baleado várias vezes por um policial.
A versão da polícia é diferente. A instituição disse que houve luta e que o policial sofreu ferimentos faciais. As autoridades ainda não divulgaram o nome do policial, dizendo que estavam preocupados que a vida dele e da família pudesse estar em perigo.
Essa decisão provocou a ira da comunidade negra de Ferguson e destacou o desequilíbrio racial entre a população e a polícia. Os negros são 67% da população da cidade, enquanto 94% dos polícias são brancos.
Na quarta-feira à noite, a cidade viveu mais um dia de protestos violentos. A polícia local disparou gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que ignoraram uma ordem para dispersar. Várias pessoas foram presas, entre elas dois jornalistas que disseram terem sido agredidos antes de serem liberados.
O presidente ameriano prometeu uma investigação completa pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre a morte do adolescente, e o FBI abriu inquérito próprio. ?

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo