Polícia de Boston não vai mais prender imigrante indocumentado

0
2085

Decreto municipal impede que policiais entreguem imigrantes ilegais para o ICE

DA REDAÇÃO COM MASSLIVE

GARRETT QUINN
Polícia de Boston não vai mais prender imigrante indocumentado

A Câmara Municipal de Boston aprovou na quarta-feira (20) um decreto municipal que impede que a polícia local entregue imigrantes indocumentados ao ICE (polícia de imigração). Os representantes municipais também decidiram que a cidade não é mais parte do programa Comunidade Segura. O programa exige dos órgãos de manutenção da ordem a revisão do status imigratório de qualquer pessoa presa e permite que aqueles que estejam sem permissão legal no país possam ser entregues para as autoridades de imigração.

O decreto municipal trouxe alívio aos milhares de imigrantes que moram em Boston. O texto foi aprovado por 13 membros da Câmara e só permite que o ICE seja contatado se caso existir uma ordem de prisão contra o imigrante.

O autor do projeto, o vereador Josh Zakim, comemorou a aprovação do texto. “Isso vai acabar com a barreira que hoje existe entre polícia e imigrantes na cidade de Boston. Agora, a polícia vai poder usar seus recursos no que realmente interessa para a comunidade”, disse ele.

Ativistas pró-imigrantes festejaram a decisão municipal. “O medo e o estrago causado pelo programa Comunidade Segura é real. O imigrante tem medo da polícia e isso só provoca insegurança entre os moradores”, lembrou Reyna Alfaro, ativista da ONG Neighbors United for a Better East Boston.