Histórico

Polícia de Utah começa a receber treinamento do ICE

Capacitação tem objetivo de impedir retorno de criminosos indocumentados às ruas

Os policiais de Utah já estão sendo submetidos a treinamentos com agentes do ICE (Immigrantion and Customs Enforcement), fruto de um acordo de cooperação entre a agência federal e a corporação naquele estado. Não se trata, porém, de aprendizado de novas técnicas de imobilização ou de abordagem de pessoas suspeitas, mas sim de inteligência, para detectar as ligações dos indocumentados da região com o crime organizado. “Queremos assegurar que os imigrantes criminosos não saiam das prisões e voltem para nossas comunidades”, explicou Steve Branch, diretor do ICE em Salt Lake City.

Por isso, os policiais em treinamento por cinco semanas receberão aulas sobre leis imigratórias e outras questões administrativas, mas o objetivo é gerar uma integração maior entre as polícias estaduais e o serviço de imigração. Esta foi uma conquista do senador republicano Orrin Hatch e do sheriff do condado de Washington, Kirk Smith, que sempre destacaram a importância de impedir a permanência de indocumentados com passagem pela polícia no estado. Ambos frisaram que o alvo é detectar a presença dos imigrantes conectados com crimes, apenas.

O curso faz parte do Programa 287, que abrange iniciativas aprovadas pelo Congresso americano para combater a imigração ilegal. “Isso significa mais trabalho, mas vale a pena. Tem sido muito difícil determinar a situação imigratória das pessoas”, disse Smith. “Trata-se de importante passo para pavimentar o caminho para uma crescente coordenação entre o ICE e as autoridades locais para deter e deportar ilegais criminosos”, acrescentou Hatch.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo