Histórico

Polícia na Califórnia apoia concessão de carteiras de motoristas a indocumentados

Segundo chefe de polícia, isto reduziria o número de acidentes e a falta de socorro às vítimas

Um chefe de polícia da Califórnia se pronunciou a favor da emissão de carteiras de motorista para imigrantes ilegais na Califórnia como forma de melhorar a segurança nas ruas e cumprimento da lei.

Charlie Beck disse numa entrevista esta semana ao jornal Los Angeles Times que o estado da Califórnia fracassou na redução do número de imigrantes que não contam com permissão legal para estar no país e que dirigem sem carteira de habilitação.

O principal interesse é a segurança nas ruas e a capacidade da polícia em identificar as pessoas exigiria que todos os motoristas passassem por um exame rigoroso a fim de obter suas carteiras de habilitação, disse Beck.

“Por que não querer que as pessoas se submetam a um teste rigoroso? Por que não querer melhorar a identificação das pessoas que vão ficar aqui?”, comentou Beck.”Não faz sentido para mim não serem concedidas carteiras aos imigrantes ilegais. Poderíamos aumentar a segurança nas ruas. Quando as coisas se tornam ilegais há uma reação em cadeia”, ressaltou.

Alguns tipos de delitos diminuiriam, acredita Beck, como, por exemplo, os acidentes nos quais o motorista foge depois de atropelar uma pessoa. Por ser um imigrante ilegal ao volante, há o temor de ser capturado sem a carteira de motorista no local do acidente, concluiu.

Nos últimos meses, Beck tem proposto mudanças nas regras do Departamento de Polícia relacionadas à detenção de veículos, com o objetivo de diminuir as multas aos motoristas sem carteiras de habilitação cujos carros foram rebocados até a garagem do Departamento de Veículos Automotores.

Os representantes da polícia deveriam submeter a proposta à votação na semana passada, mas o Gabinete do Conselho Legislativo – que assessora os parlamentares estaduais – informou que o governo local não tem autoridade para modificar a política atual.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo