Notícias

Política imigratória de Trump obriga todos que vivem nos EUA a levar documentos consigo

A advertência surgiu a partir do incidente registrado em uma estação de serviço em Montana, onde um agente da Patrulha Fronteiriça pediu papéis a duas mulheres porque “estavam falando espanhol em um local onde predominantemente se fala inglês”

Agente da Border Patrol detêm duas mulheres cidadãs americanas por falarem espanhol
Agente da Border Patrol detêm duas mulheres cidadãs americanas por falarem espanhol

Advogados têm reiterado que todos os estrangeiros, com ou sem autorização para permanecer nos Estados Unidos, mesmo os cidadãos ou residentes legais permanentes, devem levar sempre consigo uma identificação no caso de alguma autoridade pedir para vê-la.

Trump decretou que a presença indocumentada constitui uma ameaça à segurança púbica e nacional dos Estados Unidos, criminalizando desta forma uma ofensa que até então era de caráter civil e não criminal.

A reiteração ocorreu em função de um incidente registrado na quarta-feira (23) uma estação de serviço em Montana, localizada a 32 quilômetros da fronteira com o Canadá, quando um agente da Patrulha Fronteiriça pediu papéis a duas mulheres porque “estavam falando espanhol em um local onde predominantemente se fala inglês”.

As mulheres demostraram ser cidadãs americanas e não foram presas. Mas uma delas pegou o telefone celular e gravou o incidente que gerou perguntas na comunidade imigrante.

Um porta-voz da Patrulha Fronteiriça (CBP) disse que seus agentes “se comprometem a tratar todos com profissionalismo, dignidade e respeito enquanto aplicam as leis dos Estados Unidos”. Acrescentou que “embora a maioria do trabalho da CBP é realizado na área fronteiriça imediata, os agentes têm amplas autoridades policiais e não estão limitados à uma geografia específica dentro dos EUA”.

“Eles têm autoridade para interrogar as pessoas, realizar prisões e pegar e considerar evidência. As decisões para interrogar as pessoas se baseiam em uma variedade de fatores para os quais os agentes da Patrulha Fronteiriça estão bem capacitados. Este incidente está sendo revisto para garantir que tenham sido seguidas todas as políticas apropriadas”, completou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo