Histórico

Políticos articulam brecha para 3º mandato de Lula

Proposta pode entrar na pauta do Congresso no próximo ano

Ninguém admite abertamente, mas a verdade é que alguns políticos articulam nos bastidores uma mudança na Carta Magna do país para garantir a possibilidade de um eventual terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A idéia é apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição e, com isso, criar brechas para a reeleição dos atuais detentores de mandato.
“Não vejo nenhuma antipatia à proposta, mas precisamos discuti-la. Não acho que seja antidemocrático”, argumentou o deputado Carlos Willian (PTC-MG), um dos defensores da PEC nesse sentido. No entanto, o grupo que apóia a idéia concorda que o momento não é propício para sua apresentação imediata no Congresso e na Comissão de Legislação e Justiça. Os políticos querem esperar a votação da CPMF e, até, torcem para que os recentes escândalos sejam esquecidos pela sociedade. Alguns acham que o momento ideal seria na retomada das atividades legislativas no próximo ano.
A idéia, porém, já recebeu críticas. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio de Mello, chegou a afirmar que esta possibilidade representa uma blasfêmia: “Trata-se de algo inimaginável, que não seria bom para o Brasil nem para Lula”, disse o magistrado. O próprio Lula tratou de desconversar. “No Brasil muita gente não leva a política a sério. A alternância do poder é educadora para a construção da democracia”, afirmou o presidente da República.
Mesmo sendo colocada em discussão no Congresso em 2008, o processo para aprovação da PEC deve durar muitos meses, já que precisa passar pela comissão especial e ser votada em dois turnos na Câmara e no Senado. Há até quem prefira que o assunto seja definido através de um plebiscito: “A população deve dizer se esta é uma possibilidade viável”, defendeu o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), acrescentando que tem ouvido as pessoas falarem que “o governo está dando certo e deve continuar”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo