População pode receber subsídios contra furacões

0
602

ONGs têm mais de 18 milhões de dólares para a aquisição de equipamentos de proteção

A temporada de furacões, felizmente, ainda não deu o ar da graça no sul da Flórida em 2008, a não ser por algumas tempestades tropicais. E, provavelmente por isso, a população não demonstrou muita preocupação em guarnecer as residências com equipamentos de proteção, como shutters e reforços para o telhado. Mas pouca gente sabe que organizações não-governamentais aqui na região ainda têm verbas disponíveis para garantir aos residentes – especialmente idosos e cidadãos de baixa renda – a oportunidade de proteger os seus imóveis. O total dos subsídios ultrapassa 18 milhões de dólares.

A Florida Association for Volunteer Action in the Caribbean and the Americas (Favaca), por exemplo, tem à disposição três milhões de dólares para oferecer aos moradores com menor poder aquisitivo e selecionou 450 proprietários no sul do estado – 200 já estão de posse dos vouchers (autorizações) para solicitarem o trabalho de firmas conveniadas. Um dos beneficiados é Bill Christie, de Miami, que recebeu um cheque de cinco mil dólares para as melhorias. Outra entidade, a Volunteer Broward, tem mais de 1,7 milhão para doar a moradores do condado. Pelo menos 200 residentes já foram agraciados com os subsídios e há verba para outros 300 proprietários.

Para ter direito ao grant, os interessados devem preencher alguns pré-requisitos, como renda familiar anual inferior a cerca de 50 mil dólares (o valor exato varia de acordo com o condado). Depois da concessão, profissionais fazem uma vistoria na casa do agraciado para que sejam levantadas as necessidades de cada imóvel e só então o serviço é prestado. Outros detalhes podem ser obtidos nas próprias entidades: Volunteer Broward – tel. (954) 522-4658; Favaca – tel. (305) 470-5070; e Habitat for Humanity of Greater Miami – tel. (305) 634-3628. O site www.mysafefloridahome.com também mantém informações úteis e atualizadas.