Histórico

Popularidade de Lula em alta: 83% de aprovação

Aprovação do presidente cresce, mas bom desempenho não repassa votos para Dilma

A última pesquisa de opinião feita em todo o território nacional mostrou que a aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 81% em setembro para 83% em novembro. A confiança no presidente também melhorou, saindo dos 76% para 78% no mesmo período, bem como a avaliação do Governo Federal, que cresceu de 69% para 72%. A nota média atribuída pela população ao governo passou de 7,6 em setembro para 7,7 em novembro, enquanto que a rejeição, por sua vez, regrediu de 17% para 14%.

O excelente desempenho do presidente, porém, não foi suficiente para elevar a candidata do Palácio do Planalto à sucessão de Lula: a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, apesar de ter crescido nas intenções de voto, ainda está longe do
governador de São Paulo, José Serra, provável candidato do PSDB – ele subiu de 35% em setembro para 38% em novembro, enquanto que Dilma passou de 15% para 17% no mesmo período. Ao todo, 2.002 pessoas foram entrevistadas em todo o país.

No quesito rejeição, tanto Serra quanto Dilma tiveram variações de um ponto porcentual em seus índices. A diferença é que a rejeição de Serra diminuiu de 30% para 29%, enquanto a de Dilma subiu, passando de 40% para 41%. “As pesquisas vão variar muito ao longo do tempo. Ainda é cedo do ponto de vista eleitoral. Então, eu olho com atenção, mas deixo de lado qualquer comentário”, avaliou José Serra.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo