Histórico

Por um triz

Asteroide gigante passou perto da Terra

O drama vivido pela reça humana no filme ‘Impacto Profundo’ foi revisitado esta semana. Astrônomos revelaram que um asteroide do tamanho de um prédio de dez andares passou muito perto da Terra na manhã de segunda-feira. A colisão de um corpo celeste desse porte com o nosso planeta, segundo os especialistas, teria consequências semelhantes ao de mil bombas atômicas similares à lançada sobre Hiroshima.

“Foi um susto inicial bem grande encontrar um objeto assim tão próximo e o impacto causaria estrago”, admitiu Thais Mothé Diniz, astrônoma do Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro, especialista no estudo de pequenos corpos do sistema solar. Chamado de 2009DD45, o objeto teria de 21 a 47 metros e passou a 72 mil quilômetros do planeta – quase nada em termos astronômicos: um quinto da distância entre a Terra e a Lua ou o dobro da altitude dos satélites georreferenciados em órbita.

De acordo com astrônomos, apesar da proximidade, o risco real de colisão foi logo descartado. Mas a ameaça de um futuro impacto ainda é desconhecida. O asteroide teria aproximadamente o mesmo tamanho do que colidiu com a Terra em 1908, causando uma catastrófica destruição na Sibéria.E embora tenha passado tão perto da Terra, o asteroide só foi detectado no sábado, por profissionais de um programa australiano de busca por objetos em rota de colisão com o planeta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo