Histórico

Poucos renovam permissão de trabalho oferecida pelo DACA

Baixa procura mostra suspeita dos imigrantes de que projeto não sobreviva depois das eleições de 2016

DA REDAÇÃO COM THE GUARDIAN

O Instituto de Políticas de Migração (MPI, em inglês) estima que aproximadamente 2.1 milhões de jovens poderiam ser beneficiados com permissão de trabalho oferecido pelo Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), porém apenas 673 mil pessoas requereram o benefício, sendo que 587 mil conseguiram ser aprovados. Além disso, com o prazo para renovação aberto desde o dia 5 de junho deste ano, somente 25 mil entraram com o pedido. Para representantes de ONGs que trabalham em favor dos imigrantes, isso mostra a desconfiança do grupo e o medo de que o projeto não sobreviva depois das eleições 2016, quando Barack Obama deixar a Casa Branca.
As várias ONGs que se formaram para ajudar os jovens que podem ser beneficiados pela medida executiva assinada pelo presidente em junho de 2012 apontam também outros fatores pela baixa procura. Um deles seria o custo, $465 para obter a permissão de trabalho, e o outro o medo de sair das sombras e mostrar-se para as autoridades como imigrantes indocumentados sabendo que o alívio para a deportação é apenas temporário.

O próprio presidente Barack Obama afirmou que o DACA “não é uma anistia, não é imunidade, não é um caminho para a cidadania e nem uma solução permanente”. Mesmo assim, os republicanos afirmam que o projeto está sendo usado erroneamente como chamariz para a invasão de crianças e jovens que têm entrado ilegalmente no país deste outubro do ano passado.

As ONGs defendem o projeto, mas afirmam que ainda falta muito para realmente ajudar os imigrantes jovens trazidos ilegalmente para o país quando ainda eram crianças. Algumas afirmam que os jovens têm enfretado situações de desconforto dentro da própria família, enquanto eles podem ter a permissão de trabalho o restante continua na ilegalidade.

Para outros, que vivem em regiões menos populosas, a permissão de trabalho não ajudou muito. A falta de postos de trabalho continua sendo o grande problema.

Renovação
Pelas regras do DACA, a renovação custa o mesmo preço ($465) e aqueles que não o fizeram volta a cair na ilegalidade. O programa ofereceu permissão de trabalho e proteção contra deportação para 587 mil. Algumas ONGs estão angariando fundos para cobrir os custos de renovação para os jovens que compravarem ser de baixa renda.

Para continuar com o benefício do DACA os jovens devem preencher os formulários I-821D e também I-765, que dá autorização de trabalho, e o I-765 com dados pessoais. Esses imigrantes não podem ter saído dos EUA após 15 de agosto de 2012 sem autorização do governo, devem estar morando nos EUA desde que foi beneficiado com o DACA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo