Histórico

Praia de Ipanema, no Rio, ganha estátua em homenagem a Tom Jobim

Estátua de 200 quilos foi instalado no bairro em que o cantor, um ícone da Bossa Nova, foi criado na capital fluminense

DA REDAÇÃO COM FOLHA DE S.PAULO E O GLOBO

“Estatua

Estatua de Tom Jobim em Ipanema

Uma estátua em homenagem ao músico Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim (1927-1994), foi inaugurada na segunda-feira (8) na orla da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. A data de inauguração da estátua marcou 20 anos da morte de Tom, ocorrida em Nova York após o músico sofrer uma parada cardíaca enquanto lutava contra um câncer.

A estátua de bronze fica no calçadão da praia, debaixo de coqueiros, e perto das pedras do Arpoador, local em que Tom gostava de pescar. Ela retrata um Tom jovem, caminhando em direção ao Leblon com um violão no ombro. “Escolhi esculpir um Tom no auge, de quando Garota de Ipanema explodiu no mundo e ele tocava com Sinatra”, disse à Folha de S.Paulo a escultora Christina Motta, que também é autora da famosa estátua de Brigitte Bardot na orla de Búzios.

Christina se baseou numa foto de Tom na inauguração de Brasília, 1961. Na imagem, ele caminha com o violão nas costas ao lado de seu maior parceiro, Vinicius de Moraes. A obra ainda traz uma placa com o trecho “Minha alma canta / Vejo o Rio de Janeiro” da canção Samba do Avião, uma das músicas mais famosas de Tom.

A posição da estátua tem um motivo prático, explica Christina. “O pano de fundo é muito importante na instalação de uma escultura para as pessoas terem um cenário bonito para fotografar. Além disso, achei muito óbvio fazer o Tom olhando para o mar”, afirmou a artista.

Ícone da Bossa Nova
Estavam presentes à inauguração a viúva do músico, Ana, e seus filhos Paulo e Maria Luiza. “Vai ser muito simpático passar pelo meu pai”, disse Paulo, antes de Ana e Maria Luiza retirarem o pano que cobria a estátua. Num poste de luz perto da estátua, que pesa 200 quilos, foi instalada uma câmera de segurança para evitar vandalismos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo