Imigração Notícias

Pré-candidato democrata à presidência passa três dias na fronteira no Arizona e faz duras críticas a Biden

Crise na fronteira será bandeira da campanha de Robert Kennedy Jr., que acaba de lançar o documentário “Midnight at the Border”

Kennedy, à esquerda, é pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata (Foto Youtube)

Robert Kennedy Jr. é sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy e vai enfrentar o presidente Joe Biden nas primárias do Partido Democrata. A principal bandeira da campanha de Kennedy é a crise na fronteira dos Estados Unidos com o México.

O democrata passou três dias em Yuma, Arizona, e acompanhou de perto a jornada de imigrantes indocumentados, agentes do Border Patrol, conversou com fazendeiros e membros da comunidade sobre o que está acontecendo no local. “Esta foi uma extraordinária experiência para mim porque pude testemunhar o pesadelo que é esse fluxo incontrolável de pessoas desesperadas atravessando a fronteira. As políticas atuais são terríveis e isso precisa mudar”. O documentário “Midnight at the Border” (Meia-noite na Fronteira) está no Youtube.

E continuou: “quando eu for presidente, vou garantir a segurança da fronteira para acabar com a atuação de cartéis e vou abrir portas para aqueles que deseja entrar legalmente no País. A fronteira está fora de controle e a situação só piorou com o governo Biden”.

O pré-candidato pretende controlar a fronteira com tecnologia instalando sensores de movimento, câmeras, luzes e também aumentando o número de agentes para vigiar todas as entradas. Contratar mais juízes de imigração para desafogar o sistema também está nos planos.

Fronteira no Arizona

Em média, 1.300 imigrantes atravessaram essa parte da fronteira diariamente em julho. Esse número era de 812 em junho “Temos visto diariamente pessoas passando mal, desidratadas, depois de andarem horas, sem água, em áreas áridas e remotas”, diz o agente Ronaldo Rios, que atua na área. Ele afirma que o escritório tem recebido mais de 20 pedidos diários de ajuda de imigrantes que não conseguem seguir devido ao calor.

“Essa é uma área difícil e muito perigosa para se atravessar”, disse Jim Chilton, um fazendeiro da região. Ele afirma ver estrangeiros passando por suas terras diariamente. Chilton afirma que a maior parte dos estrangeiros que se arrisca é de homens sozinhos. Em outras áreas, perto de Nogales, mulheres e crianças se entregam a agentes em busca de asilo.

Mais de 50% do fentanil – droga que mata 70 mil americanos por ano – entra pelo Arizona. Kennedy disse que a atual política de Biden incentiva a atuação de cartéis.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo