Com a alta contínua dos preços da carne bovina, os consumidores estão buscando alternativas mais econômicas, impulsionando o crescimento das vendas de alimentos enlatados. Além do baixo custo, outro fator que tem influenciado a compra é o tempo de validade prolongado desses produtos, que reduz o desperdício.
Um relatório da Market.us projeta que o setor de refeições enlatadas atingirá $ 31,2 bilhões até 2034, crescendo a uma taxa anual de 3,4% entre 2025 e 2034. A América do Norte, que detinha 45,9% de participação no mercado em 2024, lidera o consumo devido à forte demanda por produtos convenientes.
Segundo reportagem do New York Times, itens como carnes enlatadas e produtos prontos, como o tradicional Hamburger Helper, têm registrado aumento nas vendas. Criado nos anos 1970, o produto combina carne moída com temperos e outros ingredientes para facilitar o preparo de uma refeição, se tornou uma opção popular entre consumidores que buscam conveniência e custo-benefício.
Além das carnes, outros produtos como legumes, feijões e sopas enlatadas também tiveram aumento nas vendas. Analistas indicam que, caso os preços da carne continuem elevados, a tendência de crescimento do mercado de alimentos processados deve se consolidar, criando oportunidades para fabricantes e redes de distribuição.