Histórico

Prefeito de Los Angeles quer criar nova ID para a cidade

Nova carteira de identidade facilitaria a vida de indocumentados

O prefeito de Los Angeles (CA), Antonio Villaraigosa, quer criar uma carteira de identidade específica para a cidade, e que poderia servir também como um cartão de banco pré-pago, com acesso aos ATM (caixas eletrônicos).

“Seria uma identidade oficial”, disse Villaraigosa à imprensa.

Cerca de 4.3 milhões de imigrantes vivem em LA, e os que apoiam a medida dizem que ela vai ajudar a diminuir a criminalidade, porque com a carteira que serve como cartão de banco, as pessoas vão poder carregar menos dinheiro no bolso. Uma ID (identidade) oficial também facilitaria aos moradores a obtenção de serviços da prefeitura, e ainda os identificaria para a polícia.

Os críticos dizem que o plano servirá para facilitar a vida dos imigrantes que estão ilegalmente no país.

“Los Angeles está fazendo de tudo para pessoas que violaram as leis federais de imigração viverem na cidade”, disse Ira Mehlman, do Federation for American Immigration Reform, grupo que combate a imigração ilegal.

Um comitê da prefeitura vai debater a proposta da nova ID na terça-feira, de acordo com o jornal Los Angeles Times.

Os candidatos à nova ID terão que passar por critérios rigorosos. A carteira, que vai ser similar a uma carteira de estudante, teria foto, endereço, data de nascimento, cor dos olhos e cabelo, peso e altura. A polícia teria a prerrogativa de aceitar ou não a carteira, e ela não substituiria a carteira de motorista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo