Negócios

Prefeito de Miami Beach quer subir salário mínimo de $8.05 para $13.31 por hora

A proposta se apoia em uma emenda constitucional aprovada na Flórida em 2004. Ela prevê que o salário mínimo tenha aumento anexado ao crescimento da inflação

Prefeito da cidade de Miami Beach, Phillip Levine
Prefeito da cidade de Miami Beach, Phillip Levine

Com um dos custos de vida mais altos de toda a Flórida, a cidade de Miami Beach não é um lugar em que dê para viver ganhando pouco. Ciente disso, o prefeito da cidade, Phillip Levine, vem propondo que a hora trabalhada suba dos atuais $8.05 (pagos em todo o Estado) para $13.31.

A proposta se apoia em uma emenda constitucional aprovada na Flórida em 2004. Ela prevê que o salário mínimo (ou seja: o valor pago por hora trabalhada) tenha aumento anexado ao crescimento da inflação. Isso significa que o salário mínimo no Estado pode sofrer reajustes sem precisar de maiores batalhas legislativas. À época da aprovação da emenda, por exemplo, o salário mínimo no Estado era de $6.15. Chegou aos $8.05 atuais devido à inflação ocorrida nesses quase 10 anos.

Caso Levine consiga reajustar o salário dos trabalhadores de Miami Beach, a cidade será a primeira na Flórida a aproveitar um dos apontamentos previstos na medida, que afirma que governos locais tem o direito de estabelecer seus salaries mínimos.

A ideia do politico é fazer uma subida gradual da remuneração. O primeiro reajuste seria realizado em julho de 2017, quando a hora trabalhada subiria para $10.31. Reajustes anuais seriam, então, postos em pratica, chegando aos $13.31 em fevereiro de 2020.

“Temos recebido críticas frequentes de nossos residentes de que está ficando inviável trabalhar e viver em Miami Beach devido a gastos com aluguel, transporte e demais necessidades básicas”, disse.

Em abril, um estudo conduzido pela empresa de análise de mercado WalletHub, e noticiado pelo AcheiUSA, informou que a média de salário anual pago em Miami não é suficiente para dar uma “vida confortável” ao trabalhador.

Segundo o estudo, um individuo tem de ganhar $77,057 ao ano (algo como $6,4 mil ao mês). A realidade da maioria da população da cidade, contudo, está bem distante disso: a renda média per capita em Miami não ultrapassa os $30,9 mil anuais (ou $2,5 mil ao mês).

A análise levou em conta fatores como média de aluguel residencial na cidade e custo de vida. O salário anual de $38,9 mil da apenas para pagar as contas de uma vida “confortável”, sem direito a luxos como idas a restaurantes e viagens, por exemplo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo