Prêmio AcheiUSA de Literatura está de volta

0
632

Brasileiros que gostam de escrever podem exercer sua criatividade, e ser premiados

As inscrições para o 4° Prêmio AcheiUSA de Literatura já estão abertas. O projeto, promovido pelo Jornal AcheiUSA, conta com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Miami. Os três primeiros colocados receberão prêmios de $1.200, $600 e $200. As inscrições vão até o dia 29 de setembro. Os nomes dos ganhadores serão anunciados na edição do jornal no dia 26 de outubro.

O concurso, segundo o embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, cônsul-Geral do Brasil em Miami, cria um espaço importante para que o brasileiro se manifeste em sua língua de origem sobre os assuntos de interesse da comunidade expatriada e sob o ponto de vista de alguém que vive cotidianamente os desafios da vida fora do Brasil. “Atribuo particular relevância a iniciativas de valorização da língua portuguesa e da cultura nacional; dessa diretriz partiu a decisão de patrocinar o concurso de redação”, revelou o embaixador. Essa é a segunda vez que o jornal realiza o concurso para contos. Em outras duas edições foram contemplados escritores na área de poesia e crônica. O projeto ficou interrompido por dois anos, mas volta agora com o apoio do Consulado-Geral que também participará na avaliação dos textos e na cerimônia de premiação. A data da entrega dos prêmios será anunciada ainda este ano.Os interessados em participar devem morar nos Estados Unidos, independentemente do estado imigratório, e redigir texto inédito em português. Seis cópias do texto devem ser enviadas à sede do jornal AcheiUSA ( 816 SE 9th Street Suite E, Deerfield Beach, FL, 334411, USA) com no máximo 5.600 caracteres, incluindo espaços.

Os autores devem assinar seus textos usando pseudônimo. Dentro do envelope e juntamente com 6 (seis) vias do conto, o escritor deve colocar um envelope menor com suas informações pessoais. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições via e-mail ou outro processo eletrônico.


PRÊMIO ACHEIUSA DE LITERATURA 2012
CONTOS – TEMA LIVRE
REGULAMENTO:

1. Este concurso é promovido pelo AcheiUSA Newspaper, com o patrocínio do Consulado-Geral do Brasil em Miami, e possui caráter exclusivamente cultural. Não se trata de sorteio e não é necessária a aquisição de qualquer produto, bem, ou serviço para inscrição dos participantes.

2. O Prêmio AcheiUSA de Literatura tem a finalidade de estimular o lado literário dos brasileiros residentes nos Estados Unidos e incentivar nossa cultura nos EUA, premiando trabalhos inéditos que versem sobre as experiências do imigrante brasileiro no exterior.
3. Este concurso é destinado exclusivamente a autores brasileiros, que residam nos Estados Unidos (sob qualquer status migratório) e que apresentem textos totalmente inéditos, ainda não publicados.

4. É vedada a participação no concurso de funcionários do Consulado-Geral do Brasil, do AcheiUSA Newspaper ou de seu website www.acheiusa.com, bem como de colaboradores regulares do jornal.

5. Para os fins previstos neste regulamento, serão considerados trabalhos inéditos aqueles que não tenham sido objeto de publicação até o encerramento deste concurso.

6. As inscrições das pessoas impedidas de participar deste concurso, quando identificadas, serão imediatamente invalidadas e desclassificadas.

7. Para concorrer, os participantes deverão enviar por correio, ou entregar na sede do AcheiUSA Newspaper, (seis) vias impressas de um conto de tema livre, cuja fonte de inspiração seja alguma experiência do autor como imigrante brasileiro, observado o limite máximo de 5.600 (cinco mil e seiscentas) palavras (incluindo espaços). O endereço para inscrição é 816 SE 9th Street Suite E, Deerfield Beach, FL 33441 USA.

8. Os contos devem ser assinados com pseudônimos. Dentro do envelope e juntamente com 6 (seis) vias do conto, deverá ser inserido um envelope menor, lacrado, com apenas o pseudônimo subscrito do lado de fora do mesmo, e contendo em seu interior o nome verdadeiro do autor e os demais dados que permitam identificar e localizar o participante inscrito, como endereço, telefone e e-mail. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições via e-mail ou outro processo eletrônico.

9. Somente serão aceitas inscrições que preencham todas as condições previstas, realizadas dentro do período estabelecido e por meio dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelo participante, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade do participante a veracidade dos dados fornecidos ao AcheiUSA.
10. Cada autor poderá participar do concurso com apenas um conto.

11. O prazo de envio dos contos encerra-se em 29 de setembro de 2012 (data de postagem no correio), às 18 horas. Não serão aceitos os contos cuja data de postagem no correio ou de entrega na sede do AcheiUSA ultrapasse esse prazo.

12. Todos os contos serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por representantes do Consulado-Geral do Brasil em Miami e pela equipe de jornalistas do AcheiUSA, bem como por outros jornalistas, professores e escritores convidados, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. A avaliação dos contos será realizada com base nos critérios de adequação ao regulamento e tema propostos, aí incluída a limitação de caracteres especificada no item 7 acima. A Comissão selecionará dez contos: um Vencedor, um Segundo Colocado, um Terceiro Colocado e sete Menções Honrosas.

13. A divulgação dos nomes do Vencedor, do Segundo e Terceiro Colocados e das Menções Honrosas será feita, na edição do AcheiUSA no dia 26 de Outubro de 2012 .

14. O autor do melhor conto receberá um prêmio no valor de U$ 1,200.00 (mil e duzentos dólares), terá seu conto publicado pelo AcheiUSA e no sítio eletrônico www.acheiusa.com, juntamente com uma pequena biografia. O autor do segundo melhor conto receberá U$ 600.00 (seiscentos dólares) e do terceiro melhor texto, US$ 200.00 (duzentos dólares), e seus textos também serão publicados nos veículos acima. Os ganhadores da Menção Honrosa receberão diploma e igualmente terão seus trabalhos publicados no AcheiUSA e no sítio eletrônico do jornal.

15. O AcheiUSA Newspaper promoverá uma cerimônia de premiação, em local e data a serem oportunamente definidos e informados aos vencedores após a divulgação dos contos selecionados.

16. Os prêmios serão entregues na cerimônia mencionada acima, diretamente ao vencedor ou, na sua ausência, a pessoa devidamente autorizada pelo premiado.

17. No caso de fraude comprovada, o vencedor será excluído automaticamente do concurso, sendo que o prêmio será transferido para o próximo colocado que cumpra todas as exigências descritas acima.

18. Os participantes concordam em autorizar, por tempo indeterminado, o uso, pelo AcheiUSA Newspaper, de suas imagens, nomes e eventuais gravações de áudio e/ou vídeo em filmes, vídeos, fotos, anúncios em jornais e revistas para divulgação do Prêmio Literário AcheiUSA, além de sua publicação no jornal e na internet, sem nenhum ônus para o AcheiUSA.

19. Eventuais dúvidas relacionadas com este concurso e seu regulamento poderão ser esclarecidas por meio do endereço eletrônico reporter@acheiusa.com. As dúvidas oriundas deste regulamento serão elucidadas e julgadas pela Comissão Julgadora, cuja decisão será irrecorrível.

20. A participação neste concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

21. Para todos os efeitos legais, os participantes do presente Concurso declaram ser os legítimos autores dos contos inscritos e garantem o ineditismo dos mesmos, responsabilizando-se por seus textos e isentando o AcheiUSA de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

22. Todos os textos recebidos, inclusive os vencedores, não serão devolvidos aos seus respectivos autores-participantes após o término deste Concurso, os quais, desde já, autorizam o AcheiUSA a publicar gratuitamente os contos, permitindo sua reprodução parcial e/ou integral.

23. O AcheiUSA reserva-se o direito de alterar qualquer item deste Concurso, bem como interrompê-lo, se necessário for, mediante aviso prévio de 5 (cinco) dias, por meio de comunicação destinada a todos os participantes efetivamente inscritos, os quais, caso não concordem com a alteração dos termos, poderão cancelar sua inscrição no Concurso, a fim de se liberarem das obrigações ora assumidas.

24. A participação neste concurso cultural não gerará ao participante e/ou contemplado nenhum outro direito ou vantagem que não estejam expressamente previstos neste Regulamento.


Histórico

Na primeiria edição do concurso, em 2006, 50 pessoas participaram e a brasileira Eunice Morelli, moradora em Pompano Beach, ganhou o primeiro lugar com o conto “A Bendita Cafeteira”. Ela ganhou uma passagem para o Brasil (round trip) e mil dólares. Além dela, foram premiados Maria Fernanda de Almeida, que levou o segundo lugar com o conto ‘Nem’ e também recebeu uma passagem para o Brasil, além de outros oito participantes (do 3º ao 10º colocado), foram agraciados com menções honrosas.

Em 2007, foi a vez da jornalista Una Proença, de Coconut Creek. A sua poesia, ‘Que saudade é essa’ foi o melhor texto entre 63 participantes. O prêmio foi mil dólares. A segunda colocação ficou com Lúcia Leão, de Boca Raton, que escreveu o poema ‘Saudade do Brasil’ e ganhou 500 dólares.

Glaucia Bastos, residente em Pompano Beach, venceu o 3º Prêmio AcheiUSA de Literatura em 2008 com o conto “Vida de Alice uma Bóia-Fria na América”. A escritora também levou o prêmio de mil de dólares.